segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Green Terror




Green Terror

Nome Científico:Aequidens RivulatusCategoria: Ciclideos Americanos

Comprimento: 20 cm

Aquário: 200 L

PH:7,2

Temperatura: 25 ºC

Obs.: 01 exemplar no aquário


Adiquei o meu a +- um ano e um dos peixes mais bonito que tenho e é o maior esta com 13cm e crescendo. Apesar do nome ele não aterroriza ninguém, pelo contrario tem um comportamento exemplar no aquário apesar das provocações dos dos demais. Uma curiosidade dele e que ele fica cortejando o meu papagaio, como ele não esta desenvolvendo o calombo na cabeça, acredito de seja uma fêmea. Com certeza ele não pode fartar em um aquário de ciclídeos, ele e vendido bem pequeno e feio, mias cresce rapidamente e fica lindo.


Acara do Congo


Acara do Congo

Nome CientíficoAmatitlania nigrofasciata
Categoria: Ciclideos Americanos

Comprimento: 15 cm

Aquário: 200 L

PH: 7.0 - 7.5

Temperatura: 26 ºC


Hoje estou com um casal dos albinos com seis filhotes mas o casal se separou, a fêmea do casar de acaras do congo “zebras” morreu e o macho tomou a fêmea do albino, ate no mundo aquático estas coisas acontece,he he he, do antigo casal de zebra ainda restam dois filhotes “Machos” vou doa-los. O novo casal já tentou se reproduzir mas os ovos não vingaram mais acho que logo teremos peixinho misturados no aqua...

Este especie se reproduz facilmente e é bem resistente, defende bem os território especialmente quando tem um ninho pronto. Em brasília e uma especie bem fácil de se encontrar nas lojas. Os machos são bem chatos com os demais peixe que entram em seu território, o macho fica maior e com um calombo na cabeça quando adulto, já a fêmea tem uma coloração laranjada na barriga e fica bem menor que o macho, isto nas dias Variações da especie.
Ate a próxima...


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Receita caseira para Ciclídeos (Americanos Africanos e Asiáticos)

Nem todos os Ciclídeos alimentam-se da mesma forma, suas exigências nutricionais podem variar de acordo com a categoria que ocupam: predadores, onívoros, herbívoros ou vivíparos.

Para os Predadores, uma alimentação variada com base em altos níveis de proteína é bastante adequada.

Para os Onívoros, uma alimentação que tenha por base proteínas e vegetais é muito adequada, afinal são peixes que aceitam se alimentar de tudo, vamos dizer assim. Uma boa diversidade de alimentos, ou seja, um pouco de tudo é o ideal.

Para os Herbívoros propriamente ditos, o adequado seria uma alimentação com base vegetal.

Para os Vivíparos, eles requerem um alto conteúdo vegetal, muita proteína animal e pouca gordura.

Existe ainda, vamos dizer assim, uma subcategoria dentro da categoria dos herbívoros. Esta é composta de herbívoros que se alimentam principalmente de vegetais. Principalmente de vegetais quer dizer que, como complementação de sua dieta, podemos fornecer comidas que possam conter altas quantidades de proteína animal. Como por exemplo os booldworms, microworms, tubifex, dáfnias... Contudo, vale lembrar que tal alimentação deve ser oferecida esporadicamente, somente como complemento. A base é uma alimentação vegetal. Para herbívoros, oferecer alimentação com altas quantidades de proteína animal não é recomendado. Nem como complemento. Para os CAs herbívoros propriamente ditos, rações seguras são as que têm, predominantemente, base vegetal. Spirulina é um bom exemplo...

Importante... Uma alimentação inadequada pode causar enfermidades devido à decomposição de alimentos inadequados, através da digestão e da excreção. Não oferecer grandes quantidades. O oferecimento em grande quantidade vai estufar o peixe, podendo provocar irritação estomacal e até explosão do mesmo... O ideal e oferecer pequenas quantidades devem ser oferecidos várias vezes ao dia.

Para alimentação com comida congelada, primeiro a descongele totalmente e depois a separe em pedaços pequenos. Pedaços muito grandes, que possam empanturrá-los, prejudicando seu aparelho digestivo sensível, não são bem vindos. Não esquecendo de oferecer pouca quantidade mais vezes ao dia.

Eu ofereço a comida congelada aos meus peixes uma vez na semana no máximo duas, pois ela e bem balanceada e forte, nos demais dias oferece rações em forma de bolinhas.

Para darmos rações em forma de bolinhas, algumas precauções devem ser tomadas. Tais rações tendem a inchar quando expostas a líquidos. Assim, quando as comerem antes de totalmente infladas, elas com certeza começarão a inchar no próprio aparelho digestivo deles, e como comentei anteriormente, por eles terem o trato digestivo bastante sensível, o segredo é não empanturrá-los e fornecer uma alimentação correspondente às suas necessidades... Desta forma, distensões, irritações, e até casos mais graves, como rompimento de alguns órgãos, poderão ser evitados. Para utilizarmos rações em bolinhas, primeiro é necessário que as deixemos inchar totalmente em um outro lugar, para somente depois dá-las ou dar em pequenas quantidades.

Assim uma dieta mais equilibrada para estes peixes, deve ser baseada num granulado, complementado por comida caseira. Ocasionalmente, poderão ser alimentados com comidas congeladas – mysis, krill, cyclops, artemias etc. Devido ao elevado valor proteico.

A receita base abaixo e fruto de muitas pesquisas, testes e adaptações pessoais:

Vamos lá então:

Ingredientes:

Procure ingredientes o mais frescos possíveis. Os pesos São dados para os produtos em bruto e aproximados, uma vez limpos pesarão menos.

Parte vegetal:

400 gramas de espinafres bem lavados, clip_image002

200 gramas ervilhas,clip_image004

Um pimentão vermelho, clip_image006

Uma beterraba media, clip_image008

Três dentes de alho já amassados sem sal (explico sua importância mais na frente),clip_image010

Duas cenouras médias (salientam as cores),clip_image012

 

Parte animal:

500 gramas de coração de boi (previamente retirada toda a gordura),clip_image014

150 gramas de pescada congelada sem peleclip_image016 ou 150 gramas miolo de mexilhão,clip_image018

200 gramas de miolo de camarão congelado ou 250 gramas camarão com casca (cortar a cabeça e a cauda),clip_image020

Duas gemas de ovos,clip_image022

50 ml de complexo vitamínico (vitaminas e minerais você pode encontrar em agropecuárias tem de varias marcas) e indispensável,

Água,

Extras

Spirulina, se possível e recomendável.

Instruções de preparo.

Deixar descongelar ligeiramente, e picar todos os ingredientes. Retire as zonas fibrosas e gordurosas do coração.

Lave os camarões (serão usados com a casca, mas retire a cabeça)a pescada ou o miolo de mexilhão e os vegetais.

Abrimos o pimentão e retiramos o miolo e todas as sementes.

Use um processador de alimentos ou um liquidificador para reduzir todos os componentes a uma pasta com consistência semelhante a da pasta de dentes (adicionar um pouco de água, se necessário).

O ovo convém ser cozido, eu juntei à mistura no estado cru, mas é aconselhável o ovo estar cozido para não sujar a água o que vai ser um problema caso fiquem restos de comida no aquário.

Como e muita coisa vá batendo aos poucos os ingredientes e coloque-os em uma vasilha maior para poder misturar tudo e acrescentar o complexo vitamínico e a Spirulina.

Colocar dentro de sacos de plástico, espalmar bem e congelar ou em uma vasilha o que achar melhor. Depois de congelado, poderão cortar a comida em cubos, com uma faca afiada, deixar descongelar (é importante que o líquido que surge ao descongelar seja deitado fora para não sujar tanto o aquário). Não recongelar novamente uma vez descongelado. Congelado, dura aproximadamente 2 meses, dependendo do congelador que tivermos, no freezer, chega a 6 meses.

Temos que ser muito cuidadosos na hora de alimentar nossos peixes. Não devem ficar restos no aquário, que se decomporiam rapidamente causando problemas. Alimentar de 3 a 4 vezes por dia, usando uma pequena quantidade.

Este patê é muito rico em carotenos e outros corantes naturais. Poucas semanas depois de começar a alimentar seus peixes com este patê, verá como seu colorido é intensificado sensivelmente.

Possíveis alterações na receita.

Conforme a proporção de peixes herbívoros/omnívoros que mantiverem, poderão ir tentando algumas variações na receita. Se mantiverem essencialmente peixes omnívoros – géneros Labidochromis, Melanochromis, etc. – poderão aumentar a quantidade de mariscos, e diminuir a matéria vegetal. Outra hipótese é substituir um dos mariscos por igual quantidade de peixe branco (pescada, maruca, perca do Nilo, etc.).

Mantendo apenas espécies estritamente herbívoras, poderão diminuir a quantidade de mariscos, e aumentar a matéria vegetal. Poderão ainda diversificar a receita com outros vegetais tão do agrado dos mbunas: brócolos, pepino, cenoura (o betacaroteno é excelente para melhorar a coloração dos peixes), nabiças, etc.

Importa reter que os ciclídeos são peixes herbívoros, com um sistema digestivo adaptado a alimentos ricos em fibra, e baixo valor nutricional. No meio natural, têm de passar a maior parte do dia a comer, para conseguir os nutrientes essenciais à sua sobrevivência. Em cativeiro, o excesso de comida, ou as dietas ricas em proteínas e/ou hidratos de carbono, são-lhes extremamente prejudicais, podendo causar graves problemas ao nível do sistema digestivo.

Notas:

Os ingredientes podem variar conforme os gostos e preferências dos aquariofilistas, há quem ponha 1 Kg de mexilhão, coração e fígado de frango, bróculos, maçã, merluza (peixe pouco gorduroso), pimentão.

Esta receita refere-se a um alimento que eu fiz para alimentar Ciclídeos Americanos Africanos e Asiáticos que estão bem por sinal. Cabe ao aquariofilista decidir o que é melhor para os seus peixes.

Importância dos ingredientes

Carne, camarão, pescada: são ingredientes muito importantes tendo uma grande dose de nutrientes necessários para que os nossos peixes fiquem saudáveis e fortes, sendo o coração de boi o ingrediente mais importante, pois é extremamente rico em proteínas.

Ovo: é rico em proteínas e vitaminas, especialmente dos grupos A,B,D e K

Espinafres: os espinafres são reconhecidos como um dos vegetais que mais contém vitamina A, cálcio, fósforo, potássio, ferro e sódio. Medicinalmente é um alimento de elevado poder antianémico.

Alho: o alho é um dos ingredientes mais importantes para esta papa. O alho tem um uso medicinal. Foi feito um estudo pelos cientistas mais profundo, a respeito do uso do alho para o colesterol e na hipertensão, eles explicam que a alicina, uma substância química que se forma quando o alho é esmagado, reduz os níveis de colesterol e baixa a pressão arterial, também nesta pesquisa descobriram que reduz as coagulações sanguíneas, diminuindo assim o risco de enfarte e derrame cerebral. Foram feitas pesquisas em laboratórios com animais, que mostram que o alho ajuda a diminuir o cancro da mama, pele e pulmão, além de ajudar a prevenir o cancro do cólon e do esófago. Imaginem o que não faz aos nossos peixes, é também bactericida e vermífugo, melhora a circulação, combate e previne a presença de parasitas internos.

Ervilhas: A ervilha oferece muitos benefícios à saúde, variando conforme a espécie do grão. De uma forma geral, podemos afirmar que os grãos possuem sais minerais, como cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, elementos que são constituintes estruturais dos tecidos corpóreos e reguladores orgânicos que controlam os impulsos nervosos. A leguminosa também possui vitaminas A, importante para a visão e para a formação de ossos; vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante no metabolismo energético; e vitamina C, importante nos processos de cicatrização.

Pimentão vermelho: O pimentão é originário do sul do México e América Central. É uma hortaliça rica em vitaminas A, C, B1, B2, B5 e sais minerais.

Beterraba: A beterraba é uma raiz tuberosa rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. destaca-se pela sua riqueza em ferro. Sua poderosa vitamina C é potencializada por sua ação antioxidante

Cenoura: A cenoura possui alto valor nutritivo, sendo uma das melhores fontes de vitamina A. Contém também carboidratos, cálcio, sódio, vitaminas B1, B2, C, potássio e o betacaroteno, responsável pela cor laranja-avermelhada presente na cenoura. Esse último é bom para a pele e mantém a saúde dos olhos. Por ser uma ótima fonte de vitamina A, a cenoura reduz o risco de câncer e retarda o envelhecimento.

Vitaminas: as vitaminas que eu utilizei foram em xarope, mas como o nome indica, tem todo o tipo de vitaminas indispensáveis para a boa nutrição dos peixes.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Meus Peixes


clip_image002clip_image004

Acara do Congo

Nome Científico: Amatitlania nigrofasciata
Categoria: Ciclideos Americanos

Comprimento: 15 cm

Aquário: 200 L

PH: 7.0 - 7.5

Temperatura: 26 ºC

Obs.: 06 exemplares no aquário, dois Zebras,  seis Rosas e dois misturados.  

clip_image006Green Terror

Nome Científico:Aequidens Rivulatus
Categoria: Ciclideos Americanos

Comprimento: 20 cm

Aquário: 200 L

PH:7,2

Temperatura: 25 ºC

Obs.: 01 exemplar no aquário

 

clip_image008Acara Severum

Nome Científico: Heros Severus
Categoria: Ciclideos Americanos

Comprimento: 20 cm

Aquário: 200 L

PH:6,5

Temperatura: 25 ºC

Obs.: 01 exemplar no aquário

 

clip_image010Demasoni (Pombo)
Nome Científico:Pseudotropheus Demasoni
Categoria: Ciclideos Lago Malawi

Comprimento: 8 cm

Aquário: 100 L

PH:8,1

Temperatura: 27ºC

Obs.: 01 macho e 02 fêmeas

clip_image012Labidochromis Yellow

Nome Científico:Labidochromis Caeruleus
Categoria: Ciclideos Lago Malawi

Comprimento: 15 cm

Aquário: 100 L

PH:8.2

Temperatura: 28 ºC

Obs.: 02 exemplares no aquário


clip_image014Papagaio (híbrido)

Nome Científico: C. citrinellum x C. synspilum

Categoria: Doméstica “Asiáticos” (híbrido/tingido)

Comprimento: 25 cm

Aquário: 200L

PH:7.0

Temperatura:25ºC

Obs.: 01 exemplar no aquário

 


clip_image016Bufalo Head

Nome Científico: Steatocranus casuarius

Categoria: África: Rio Congo

Comprimento: 15 cm

Aquário: 150L

PH:6,8 a 7,5

Temperatura:24ºC a 28ºC

Obs.: 01 exemplar no aquário

 


clip_image018Comedor de algas chinês, CAC, Chinese algae-eater

Nome Científico: Cypriniformes

Categoria: Ásia: Bacias Mekong, Chao Phraya e Meklong; norte da península malaia.

Comprimento: 28 cm

Aquário: 200L

PH: 6.0 - 7.6

Temperatura: 25º – 28°C

Obs.: 02 exemplares no aquário

 


clip_image020Bótia YoYô

Nome Científico: Botia lohachata / almorhae

Categoria: India até Bangladesh.

Comprimento: 10 cm

Aquário: 100L

PH: 6.8

Temperatura: 28°C

Obs.: 02 exemplares no aquário

 


clip_image022Cascudo Tigre

Nome Científico: Peckoltia sp.

Categoria: América do Sul Região : Bacia Amazônica.

Comprimento: 11 cm

Aquário: 150L

PH: 6.0 a 7.4

Temperatura: 24ºC 28°C

Obs.: 01 exemplar no aquário

 

clip_image026Labeo Fenatus

Nome Científico: Epalzeorhynchus frenatus

Categoria: Tailândia (Rio Mekong)

Comprimento: 12 cm

Aquário: 200L

PH: 7.5

Temperatura: 27ºC

Obs.: 01 exemplar no aquário

 


clip_image028Jóia

Nome Científico: Hemichromis bimaculatus

Categoria: Guiné até Libéria

Comprimento: 15 cm

Aquário: 100L

PH: 7.5

Temperatura: 22ºC

Obs.: 01 exemplar no aquário

 


clip_image030 Texas Blue

Nome Científico: Herichthys carpintis

Categoria: América do Norte e Central

Comprimento: 17 cm

Aquário: 200L

PH: 7,0 a 8,0

Temperatura: 22ºC

Obs.: 01 exemplar no aquário

 


clip_image032 Moori

Nome Científico: Gephirocromis Moori ou Pseudotropheus acei

Categoria: África ( Lago Malawi )

Comprimento: 10 cm

Aquário: 160L

PH: 7,5 a 8,5

Temperatura: 25 a 29ºC

Obs.: 02 exemplares no aquário

 


clip_image036 Bótia Palhaço

Nome Científico: Chromobotia macracanthus

Categoria: Indonésia, Sumatra, Bornéu

Comprimento: 30 cm

Aquário: 300L

PH: 7.0

Temperatura: 23ºC

Obs.: 02 exemplar no aquário

 


clip_image038clip_image040clip_image042 Trewavasae Red Top, Zimbawe Rock.

Nome Científico: Labeotropheus trewavasae

Categoria: África - Lago Malawi (Mbuna)

Comprimento: 15 cm

Aquário: 150L

PH: 7.5 a 8.5

Temperatura: 22 a 28ºC

Obs.: 03 exemplar no aquário

  

clip_image044Ciclídeo Limão

Nome Científico: Lamprologus leleupi

Categoria: Lago Tanganyika (África)

Comprimento: 10 cm

Aquário: 100L

PH: 8.1

Temperatura: 27ºC

Obs.: 01 exemplar no aquário

 

Invertebrados


clip_image048

Caracol Trombeta da Malásia

Nome Científico: Melanoides tuberculata

Categoria: Thiaridae Malásia

Comprimento: 2,5 cm

Aquário:

PH: 7.0 a 8.0

Temperatura: 21ºC 26°C

Obs.: 08 exemplares no aquário

 


clip_image050Ampulária Caramujo Algueiro Pomacea Bridgesi

Nome Científico: Pomacea bridgesi

Categoria: América

Comprimento: 6 a 10 cm

Aquário:

PH: 6.5 a 7,5

Temperatura: 25ºC 30°C

Obs.: 01 exemplares no aquário

Anti-cloro caseiro excelente com babosa (Aloe Vera)

Fungicida natural e anti-bactericida natural
clip_image002
Você vai precisar de:
  • 01 litro de água destilada (compra-se em farmácia de manipulação)
  • 100g de Tiossulfato de sódio ou hiposulfito de sódio (compra-se em farmácia de manipulação)
  • 01 folha de babosa (compra-se em lojas de ervas)
  1. Abra a folha de babosa ao meio com uma faca e com uma colher raspe o miolo que ele vai virar uma baba bem densa, vai dar uns 100ml;
  2. Misture essa baba em 500 ml da água destilada;
  3. Misture bem as 100g de Tiossulfato de sódio com as 500ml de água restantes até dissolver totalmente;
  4. Misture bem agora os 500ml de água com babosa e os 500ml de água com tiossulfato;
Pronto.... Você tem um anti-cloro, com fungicida natural, antibactericida natural que não prejudica as bactérias nitrificantes, cicatrizante, protetor de muco e emulsificante natural para seus peixes. Vai dar mais de 01 litro no final, esse restinho você coloca num vidrinho e já vai usando ou dá pra um amigo; Mantenha a receita longe da luz solar para maior durabilidade.
Dose: 01 gota por litro no máximo... Essa receita é bem mais eficiente que as compradas em lojas, se sua água fede muito a cloro use 02 gotas.
Custo estimado de 01 litro em media R$12,00 Trata: 20000 litros a 01 gota por litro. Validade: 01 ano. Quem quiser mais detalhes sobre Babosa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Babosa
Testado e aprovado, já uso a mais de seis meses e esta tudo certo…
valeu e ate a próxima.


Aquaristas de Brasília interessados entrem em contato tenho dois litros sobrando, vendo ou troco por ciclídeos ou outros produtos de aquários...