quarta-feira, 6 de março de 2013

Green Scatophagus




Nome Popular: Green Scatophagus, Spotted Scat
Nome Científico: Scatophagus argus, Linnaeus, 1766
Família: Scatophagidae
Origem: Ásia e Austrália
Sociabilidade: Cardume
pH: 7.5 a 8.5
Temperatura: 22 a 28ºC
Dureza da água: média a dura
Expectativa de vida: Cerca de 10 a 20 anos
Manutenção: Fácil
Tamanho adulto: Aproximadamente 25 a 30 cm

Alimentação: Onívora, para incentivar a reprodução e manter seu peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos e fonte de proteína vegetal ao menos uma vez na semana.
Dimorfismo sexual: Difícil de identificar, a fêmea possui o ventre roliço, principalmente em época de desova. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.
Comportamento:  São peixes territoriais apenas com outros da mesma espécie ou formato e coloração semelhantes. Em aquários comunitários dificilmente chegam a atacar / estressar outros peixes, desde que mantidos em cardumes.
Reprodução: Ovíparo, são considerados disseminadores livres, pois a fêmea libera seus ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em algumas horas quando mantidos em temperatura mais alta e após alguns dias da eclosão os alevinos já consumiram o conteúdo do saco vitelino e começam a nadar.
Não ocorre o cuidado parental entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes apresentam nado livre pode-se oferecer rações específicas para alevinos de ovíparos e alimentos vivos como infusórios, microvermes, náuplios de artêmia, conforme os filhotes forem crescendo alimentos vivos de maior porte podem ser oferecidos.
Recomenda-se usar filtro interno de espuma ou então colocar perlon na entrada de água do filtro externo para evitar sugar os filhotes, quando em aquários próprios para reprodução.
Tamanho mínimo do aquário: 500 litros.
Outras informações: Esses peixes não devem ser mantidos em grupos com menos de 5 indivíduos, quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento. As disputas por territórios ou fêmeas são magníficas de observar, os machos (geralmente os maiores) se enfrentam e exibem suas nadadeiras e cores no máximo esplendor possível. São peixes que podem ser encontrados tanto em água doce, como salobra e até mesmo, em alguns casos, salgada. O recomendado é mantê-los em água salobra e, para isso, é necessária a adição de sal marinho para acertar os parâmetros da água. Alguns raios de suas nadadeiras (dorsal e anal) contêm uma pequena quantidade de veneno.


Comprei dois , logo, logo posto as fotos e conto como estão...