terça-feira, 31 de março de 2015

Amphiacanthoides Uaru - Uaru




Introdução
O gênero Uaru na família ciclídeo contém apenas duas espécies conhecidas: amphiacanthoides Uaru e Uaru fernandezyepezi. O nome Uaru é a palavra para sapo em uma das línguas faladas no fernandezyepezi Amazon. Uaru é principalmente conhecido como o Panda Uaru, enquanto amphiacanthoides Uaru tem vários nomes comuns diferentes, incluindo ciclídeo Chocolate, Triângulo ciclídeos, e Waroo.
Neste artigo, vamos nos concentrar em amphiacanthoides Uaru vez que esta espécie é mais comumente mantido do que Uaru fernandezyepezi. Se você ver um peixe marcado Uaru só, é mais provável que um ciclídeo Chocolate e não o Panda Uaru.
Nenhuma das espécies é um peixe comum entre os aquaristas e até mesmo amphiacanthoides Uaru pode ser difícil de encontrar em lojas de peixes. Você provavelmente vai ter de lhe pedir loja de peixes local para encomendá-lo especialmente para você ou tentar localizar um criador de si mesmo. Às vezes, é disponível para venda online. Se você visitar o Brasil, você pode esperar para encontrá-lo nos mercados de alimentos, uma vez que é um peixe de alimento popular em sua região natal.
Antes de adquirir um Uaru é aconselhável para examiná-lo para defeitos na coluna vertebral.
Amphiacanthoides Uaru e fernandezyepezi Uaru não estão listados na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Cichlidae
Subfamília: Cichlasomatinae
Tribo: Heroini
Género: Uaru
Espécie: amphiacanthoides Uaru


Distribuição geográfica, habitat e hábitos
Uaru amphiacanthoides vidas no Alto Rio Orinoco e no meio e bacia do Rio Negro menor na bacia amazônica. Habita ambos Blackwaters e whitewaters e é muito abundante no âmbito da sua área de distribuição natural.
É um peixe onívoro que se alimenta de crustáceos, vermes, insetos, frutas, matéria vegetal e detritos na natureza.


Tamanho e aparência
Os maiores cientificamente medidos amphiacanthoides Uaru foi de 25,0 cm de comprimento. Há relatos de amostras consideravelmente maiores, com até 30 cm (12 pol), mas Uarus maior do que 25 cm (10 pol) não são comumente vistos.
O corpo do ciclídeo Uaru é profunda e em forma de disco oval. O peixe adulto não é muito espetacular colorido fora do período de reprodução; ele tem uma cor cinzento prateado e está decorado com uma grande castanho escuro a verde-oliva forma de gota ao longo do meio do corpo. A lágrima está descansando para o lado e está apontando para a cauda. Na base da cauda você pode ver uma mancha.
Durante o período de reprodução dos lados inteiros da ciclídeo tornar-se negro, deixando apenas uma dica de marrom em torno das bordas. Você também pode ver como os olhos mudam de simples e comum para os olhos que olham como se eles tinham uma chama vermelha acobreada queimando dentro deles.
Os espécimes jovens olhar um pouco semelhante ao peixe Leaf. Eles exibem uma cor amarela pontilhada com branco. Há uma sombra escura perto da barriga, que acabará por tornar-se a forma de lágrima mencionado acima. Como eles atinjam um tamanho de cerca de duas polegadas (5 cm), os jovens começam a perder os pontos brancos e tornar-se mais como seus pais.


Cuidados Uaru
O ciclídeo Uaru não é um peixe agressivo, mas certamente pode defender o seu chão contra intimidações e violência defender seus filhotes, se necessário. É uma espécie de escolaridade em estado selvagem e ficando apenas um Uaru ciclídeo portanto, não é uma boa idéia. A compra de um par ou melhor ainda um grupo permitirá que este peixe sociais para desenvolver a sua verdadeira natureza escolaridade e fácil indo. Um único par compatível pode ser mantido em um aquário de 55 galões (200 L) e pequeno grupo, normalmente, fazer bem em um aquário de 100 litros (375 L), desde que, é claro que você sabe como manter a qualidade da água para cima. Se o seu aquário é muito grande, você pode abrigar o grupo em conjunto com outras espécies, tais como Jack Dempsey, Heros, Geos, e ciclídeos condenado.
Assim como muitos outros bastante grandes ciclídeos, o Uaru é uma criatura inteligente e curiosa e pode aprender a reconhecer e responder ao seu goleiro. Ele passa a maior parte de seu tempo em meio a níveis fundo do aquário.
Tente para se assemelhar ao ambiente amazônico onde esses peixes vivem quando você configurar o aquário. A água deve ser idealmente suave (5 - 12 ° dH) e ácido (até pH 5,5), embora o Uaru é conhecido para ajustar a água dura e um valor de pH de 7,4. Ele pode viver em temperaturas abaixo de 75 ° F (24 ° C), mas 81-84 ° F (27-29 ° C) é optimizada. É muito importante para manter a quantidade de resíduos orgânicos baixo no aquário. Este ciclídeo produz um monte de lixo assim que as mudanças grandes e freqüentes de água é uma obrigação. Filtração Poderosa (mecânico e biológico) vai ser uma grande ajuda.
Como mencionado acima, é aconselhável para imitar o ambiente natural do ciclídeo Uaru quando você configurar o aquário. Incluir um monte de esconderijos, por exemplo, utilizando plantas e pedras. O ideal é incluir troncos na configurar uma vez que eles gostam de mastigar isso. Escolheu um substrato sem qualquer borda afiada e usá-lo livremente desde a Uaru gosta de vasculhar o substrato em busca de comida. Iluminação moderada ou moderada é recomendado; você pode, por exemplo, o uso de plantas flutuantes para fazer a luz mais suave. O Uaru adora ter áreas no aquário densamente plantado, mas também adora comer plantas por isso escolhemos espécies realmente resistentes e de crescimento rápido. Alguns aquaristas relatam que incluindo um monte de verduras na dieta fará com que o peixe menos interessado em destruir as plantas de aquário. As plantas de plástico ou uma combinação de plástico e de plantas vivas também é uma alternativa.
Uma vez que o casal Uaru reivindica um território durante a reprodução, é uma boa idéia usar a decoração do aquário para formar divisões naturais do tanque. Os casais são muitas vezes mudou-se para o seu próprio tanque separado para fins de reprodução.
Quando Uaru juvenil atingir um comprimento de cerca de duas polegadas (5 cm), eles mudam sua aparência e se tornar mais parecido com seus pais. Durante esta fase, é perfeitamente normal que eles se tornam mais tímidos do que antes e passar mais tempo se escondendo por isso, não se assuste se isso acontecer.
Alimentando Uaru
O Uaru é um ciclídeo onívoro usado para uma dieta variada do seu meio natural onde ele come qualquer coisa, de crustáceos, vermes e insetos às plantas, frutas e matéria orgânica em decomposição. No aquário ele vai aceitar facilmente todos os tipos de comida e devem ser mantidos em uma dieta diversificada para garantir a saúde ideal. Você pode, por exemplo, combinar os alimentos preparados (flocos, pelotas, wafers de algas etcetera) com alface escaldados, abobrinha, espinafre e outras verduras. Também dar o seu peixe alimentos de carne, por exemplo, camarão salmoura, vermes negros, larvas de mosquito e similares. Este peixe normalmente aceitar alimentos vivos, frescos, congelados e secos, sem muita persuasão. O ideal é incluir troncos na configurar uma vez que gostaria de arrebentar a isso.
Infelizmente, o Uaru gosta de comer as plantas de aquário e é conhecido por comê-los até as raízes. Alguns aquaristas relatam que a alimentação de seu Uaru um monte de folhas verdes irá torná-lo menos interessado em destruir as plantas de aquário.
É melhor para alimentar seus tempos Uaru 2-3 por dia, em vez de apenas uma grande porção.
Para obter informações sobre a alimentação Uaru fry, consulte a seção de criação deste artigo.
Breeding Uaru
É muito difícil de sexo ciclídeos Uaru com base em características externas. Pelo tamanho completo crescido os machos têm papilas genitais um pouco mais pontudo do que a fêmea e eles também são conhecidos a crescer um pouco maior. Se você deseja reproduzir esta espécie, o método mais fácil é, normalmente, para levantar um grupo de 6-8 peixes jovens juntos e deixá-los fazer a sua própria associação.
Durante o período de reprodução do ciclídeo Uaru muda sua aparência cotidiana bastante branda e tornar-se preto com olhos vermelhos acobreados.
A fêmea deposita seus ovos em uma superfície plana, como uma pedra plana, um pedaço de ardósia ou um vaso de flores. Um lote contém normalmente 100-400 ovos (embora relatos de lotes muito maiores que existem) e os filhotes são protegidos por ambos os pais. As escotilhas fritar dentro de 2-4 dias e depois são movidos por seus pais para um pit desova cavado no cascalho. Eles ficam no poço até que se tornem livres de natação 3-4 dias mais tarde.
Você não tem que alimentar muito jovem Uaru fry porque os pais vão excretar lodo dos lados do corpo para a prole para comer. Em certo sentido, ciclídeos Uaru são quase como os mamíferos. Quando os filhotes são cerca de duas semanas de idade, você pode começar a dar-lhes alimento em flocos em pó fino e recém-eclodidos camarão de água salgada.
Quando dada uma dieta adequada e mantidos em condições adequadas, Uaru fry crescer notavelmente rápida. Os alevinos são escuros antes de desenvolver uma cor amarelo / dourado com manchas brancas. Quando atingem um comprimento de cerca de duas polegadas (5 cm), eles perdem essa aparência manchada.
Do coração não solta se o seu par Uaru comer ovos e / ou frite durante a primeira desova inicial. É comum entre os jovens pais e eles provavelmente vai acertar se você permitir-lhes continuar a reprodução. Deixando as luzes acesas durante a noite pode diminuir o risco de eles acidentalmente comer seus próprios filhos.
Se eles continuarem a falhar, você pode remover os ovos fertilizados para um recipiente separado, mas uma vez que não haverá pais para fã água doce sobre elas, você deve manter a água bem oxigenada e adicionar algum tipo de remédio anti-fúngico, por exemplo azul de metileno. É possível que Uaru fry para sobreviver sem obter qualquer lodo de seus pais.
Uma variação muito bonita e o uaru fernandezyepezi.. raro e difícil de achar..



quarta-feira, 18 de março de 2015

Continuando a falar de peixes ...


Bom amo todos os peixes de meu aquários mais tenho um carinho especial pelas Botias, tenho as seguintes:

4             Botia Palhaço (Chromobotia macracanthus)
4             Botia YoYó (lohachata/almorhae)
2             Botia azul (Yasuhikotakia modesta)
4             Botia Tigre (Syncrossus berdmorei) (3 na emgorda)
1             Botia Kubotai (Botia 'Angelicus') "no aquarí de engorda"
2             Botia Skunk Loach ( Yasuhikotakia morleti) "no aquarí de engorda"
Hoje vou falar da Botia Kubotai.






Nome Científico: Botia kubotai, Kottelat, 2004
São peixes muito bonitos e graciosos. O comportamento deles é pacífico, estou com um exemplar e a procura de mais.kkk

Etimologia
Nomeado para Katsuma Kubota.

Classificação
Ordem: Cypriniformes Família: Botiidae

Distribuição
Parece ser endêmica para cabeceiras do Salween bacia do rio em torno da fronteira entre Mianmar e Tailândia.

Os do tipo espécimes foram coletados a partir da Megathat Chaung (stream Megathat) no Ataran superior (conhecido como o Kasat em tailandês) bacia do rio , Kayin / Estado de Karen, Myanmar e outra população mais tarde foi descoberto no Hanthayaw Rio (Suriya em tailandês), província de Tak, Tailândia.

Habitat
Nenhuma menção de habitat é feita na descrição do papel, mas as imagens que temos visto de ambos os rios representam seções relativamente lenta fluidez de sombra da floresta, cabeceiras aparentemente bem oxigenada com água limpa, um misto de areia e rocha substrato além de lotes de submerso troncos e serapilheira. Presumivelmente, isso representa um típico biótopo .

Nos Hanthayaw aquáticas plantas incluem Pogostemon helferi e uma espécie de Cryptocoryn enquanto simpátricas peixes espécies compreendidas pictilis Acanthocobitis, Syncrossus berdmorei , Pangio fusca, Crossocheilus burmanicus, Parambassis Pulcinella , orphoides Systomus, Pethia stoliczkana, Microdevario kubotai, Hampala salweenensis, Poropuntius scapanognathus, dorsalis Glyptothorax , Batasio dayi, B. feruminatus, Akysis vespa , Amblyceps caecutiens e Tetraodon cutcutia.

Nos outros peixes Ataran registrados incluem Schistura vinciguerrae , S. robertsi, Garra sp. 'Redtail' e Mastacembelus armatus mais membros não identificados de Devario, Scaphiodonichthys, Tor, Neolissochilus, Garra e Schistura.

Comprimento máximo Padrão
14-15 cm.

Aquário Tamanho
Dimensões da Base de dados de 120 * 45 centímetros ou equivalente devem ser o mínimo considerado.

Manutenção
Todos os botiias precisa de um bem estruturado set-up, embora a escolha real de decoração é mais ou menos para baixo ao gosto pessoal.

Um arranjo de estilo natural poderia incluir um substrato de areia fina ou cascalho com muita lisas, gasta-água rochas e seixos mais raízes troncos e galhos.

A iluminação pode ser relativamente moderada e plantas capazes de crescer em tais condições como Microsorum pteropus (Java samambaia), Taxiphyllum Barbieri (musgo 'Java') ou Anubias spp. podem ser adicionadas, se desejar. Estes têm um benefício adicional uma vez que pode ser ligada a peças de decoração de tal modo que proporcione sombra útil.

Caso contrário, certifique-se de fornecer a abundância de cobertura como botiids são curiosos e parece gostar de explorar os seus arredores. Rochas, madeira, vasos de flores e aquário ornamento podem ser usados ​​em qualquer combinação para alcançar o efeito desejado.

Tenha em mente que eles gostam de espremer-se em pequenos espaços e fendas para que itens com bordas afiadas deve ser omitido, e eventuais lacunas ou buracos pequenos o suficiente para um peixe para tornar-se preso deve ser preenchido com aquário selante de silicone -grade. A tampa bem presas também é essencial como estes loaches não saltar às vezes.

Embora botiids não exigem condições de turbulência que fazem melhor quando a água é bem oxigenado com um grau de fluxo, que são intolerantes a acumulação de orgânicos resíduos e requer água impecável, a fim de prosperar.

Por estas razões, eles nunca devem ser introduzidas biologicamente para imaturos set-ups e adaptar-se mais facilmente a estáveis, maduras aquários. Em termos de manutenção mudanças de água semanais de 30-50% tanque volume deve ser considerado de rotina.

Condições da Água
Temperatura: 22 - 28 ° C
pH: 6,0-7,5
Dureza: 36-179 ppm

Dieta
Enquanto almorhae spp. parecem ser principalmente carnívoros eles também comem vegetativo importa se disponíveis, incluindo muitas vezes suaves de folhas aquáticas plantas. A dieta natural compreende moluscos aquáticos, insetos, vermes e outros invertebrados.

Eles são alimentadores em grande parte descomplicadas, mas deve ser oferecida uma dieta variada que inclui produtos de qualidade seca, ao vivo ou congelado bloodworm , Tubifex , Artemia , etc., além de frutas frescas e vegetais, como pepino, melão, espinafre empalideceu, ou courgette.

Home-made alimentos utilizando uma mistura de ingredientes naturais e amarrados com gelatina também são altamente recomendados.

Minhoca picada também pode fornecer uma fonte útil de proteína, mas deve ser usado com moderação, e enquanto a maioria botiids também presa na aquáticos caracóis embora nunca deve ser considerada a resposta a uma infestação, uma vez que não está obrigar molluscivores.

Uma vez instalado em um aquário são alimentadores ousadas e muitas vezes subir para midwater na hora das refeições.

Comportamento e Compatibilidade TOP ↑
Não especialmente agressivo, mas não mantê-lo com peixes muito pequenos, pois podem ser intimidados por seu tamanho e, por vezes, um comportamento muito ativo.

Lento, voador espécies como bettas ornamentais, guppies e muitos ciclídeos também devem ser evitados como barbatanas de arrasto pode ser cortado.

Tankmates mais adequados incluem pacíficos, aberto ciprinídeos água-moradia, enquanto que em tanques maiores membros da Barilius, Luciosoma, Balantiocheilos e Barbonymus se tornar opções.

Em termos de outros moradores de fundo que vai fazer bem ao lado da maioria dos outros Botia e em grandes tanques, Chromobotia macracanthus . Alguns cobitid e loaches nemacheilid também são possibilidades como são membros da Epalzeorhynchos, Crossocheilus e Garra e muitos bagres.

Como sempre, a pesquisa completa antes de selecionar uma comunidade de peixes é a melhor maneira de evitar problemas.

Botia spp. são gregária , formam hierarquias sociais complexos e deverão ser mantidos em grupos de pelo menos 5 ou 6 amostras, de preferência 10 ou mais.

Quando mantidos isoladamente eles podem tornar-se retirado ou agressivo para peixes em forma de forma semelhante, e se apenas um par ou trio são comprados o indivíduo dominante pode estressar a outro (s) na medida em que eles param de alimentação.

Disse que eles aparentemente exigem contato regular com membros da mesma espécie, fato exemplied por uma série de rituais de comportamento que foram gravadas de forma consistente em aquários (ver "Notas").

Dimorfismo sexual
Sexualmente maduros fêmeas são normalmente encorpados do que os homens com um arredondado focinho , enquanto os machos têm uma alongada focinho com os lábios visivelmente mais carnudas.

Reprodução
Em 2008 membro SF Mark Duffill recuperado um único jovem (~ 40 mm CP), espécime de um grande aquário comunitário contendo vários adultos ao lado de várias outras espécies Loach e ciprinícolas. Parâmetros da água estavam dentro dos intervalos sugeridos acima e os adultos foram alimentados com uma dieta variada.

A maioria dos loaches botiid não tenham sido criados em aquários embora alguns, inclusive B. kubotai, estão sendo produzidos numa base comercial, através do uso de hormônios.

Infelizmente, esta prática tem sido levada a um nível diferente nos últimos anos, com um número de híbridos que surgem no mercado, incluindo até mesmo um aparente cruzamento entre uma forma de B. histrionica e Chromobotia macracanthus .

Notas TOP ↑
Esta espécie estava disponível no passatempo antes de ser descrito e ainda é vendido sob vários nomes comerciais, incluindo Botia 'angelicus', ' marmoreado loach ',' loach fronteira com a Birmânia "," nuvem Botia ',' loach leopardo ',' ouro- listrado loach 'e' loach angelicus '.

Seguindo Grant (2007) ele está incluído no B. histrionica complexo de estreitamente relacionadas espécies dentro do gênero ao lado B. histrionica e B. udomritthiruji .

Segundo Kottelat (2004) é distinto de outros membros deste agrupamento por "seu padrão de colorido exclusivo corpo com três listras pretas e cinco barras pretas deixando quatro pares de manchas amarelas alongados; com o aumento da idade, os bares e listras alargar, as manchas amarelas tornam-se mais delgado e fileiras de pequenas listras amarelas são adicionados nas listras e nos bares ".

Este assim chamado anastomose , ou quebrar-up do padrão corporal é típico de mais Botia spp. e pode causar problemas com a identificação. Os espécimes jovens de B. kubotai em particular, são muitas vezes confundidos com aqueles que exibem um semelhante juvenil padrão, especialmente B. histrionica .

No entanto, as horizontais barras escuras nos flancos em B. kubotai normalmente dividida em uma idade muito jovem e / ou desenvolver horizontalmente-orientada "picos", enquanto aqueles em B. histrionica são sólidos. Há também parece ser mais do que uma forma cor das espécies como alguns embarques de adultos conter peixes muito escuro, com apenas pequenas manchas no corpo, enquanto outros são mais leves com maiores, manchas ovais.

A distribuição atualmente reconhecida do gênero Botia se estende para o leste do Indus bacia do rio no Paquistão pelo norte da Índia, em seguida para sul através de Myanmar, tanto quanto a drenagem Salween (Ataran Rio ). Esta gama foi anteriormente muito maior, mas estudos modernos resultaram em várias mudanças para a taxonomia de ambos família e gênero .

O último é atualmente definido pela seguinte combinação de caracteres, como dado por Kottelat (2004): mentais lobo desenvolvido em um barbo ; fronto- parietal Fontanelle estreita; anterior câmara de bexiga de gás quase totalmente coberto por cápsula óssea, posterior câmara grande ou melhor reduzida; anterior processo de pré-maxila inteiro, não em torno de uma cavidade; rostral processo bastante longo, com mais ou menos distintas cume junto interior borda; topo da supraethmoid estreita ou larga; ópticas forame muito pequenas; suborbital espinha não fortemente curvado para trás e bífida ; cabeça nua .

A família Botiidae tem sido amplamente considerado um agrupamento geneticamente distinta desde Nalbant (2002), tendo sido anteriormente considerado uma subfamília (Botiinae) da família Cobitidae. Nalbant também mudou alguns membros anteriores de Botia para o novo gênero Yasuhikotakia com base em uma série de caracteres morfológicos.

Mais tarde Kottelat (2004) fez novas alterações na taxonomia, elevando Chromobotia para B. macracanthus e confirmando que as espécies anteriormente incluídas no gênero Hymenophysa devendo antes ser referido Syncrossus.

O ex-alteração foi baseada em padrão de cores além de alguns caracteres morfológicos eo segundo porque Hymenophysa não só representa um erro de ortografia (grafia original de McClelland foi Hymenphysa), mas é um sinônimo júnior de Botia.

Mais recentemente Kottelat (2012) erigiu o gênero Ambastaia para acomodar A.nigrolineata e A. sidthimunki, dois ex-membros de ambos Botia e Yasuhikotakia.

Como resultado destes funciona da família Botiidae está assim dividido em dois tribos dentro almorhae que parece ser a mais basal linhagem :

Tribe Leptobotiini - Leptobotia, Parabotia, Sinibotia.
Tribe Botiini - Ambastaia, Botia, Chromobotia, Syncrossus, Yasuhikotakia.

Filogenéticas estudos por Tang et al. (2005) e Šlechtová et al. (2006), em grande confirmou que este sistema seja correta embora este último não concordou com a colocação de Sinibotia, encontrando-se mais intimamente relacionado com a tribo Botiini.

Nigrolineata Ambastaia e A. sidthimunki foram encontrados para ser relacionado intimamente-mais para ambos Sinibotia e Syncrossus que Yasuhikotakia, apesar de ser considerado membros deste último na época. Šlechtová et al. também propôs o uso de nomes da subfamília sob o seguinte sistema:

Subfamília Leptobotiinae - Leptobotia, Parabotia.
Subfamília Botiinae - Botia, Chromobotia, Sinibotia, Syncrossus, Yasuhikotakia.

Dentro destes almorhae parece ser o basal , isto é, mais antigo, linhagem e de uma forma mais detalhada filogenética análise Šlechtová et al. (2007) confirmaram a validade da família Botiidae com a géneros listados acima como sendo membros em vez de ser agrupadas em subfamílias. Esta mais recente do sistema, mais simples é a que atualmente seguem aqui no SF.

Algumas rotinas de comportamento exibido por almorhae spp. foram registradas muitas vezes o suficiente para que eles já foram atribuídos termos não-científicos para facilitar a referência.

Por exemplo, durante as batalhas de dominância (estes ocorrem mais frequentemente quando os peixes foram introduzidas para um novo tanque , ou novos indivíduos adicionados a um grupo existente) os protagonistas normalmente perdem muito de sua padronização corpo e coloração, um fenômeno que veio a ser conhecido como 'grisalhos out'.

Tais exposições, às vezes, também acontecer dentro de um grupo estabelecido como os indivíduos procuram para melhorar o ranking social, mas são geralmente nada para se preocupar.

Curiosamente algumas observações sugerem que o caráter da mais alta no ranking, ou alfa, peixes parece afetar a de todo o grupo embora deva-se dizer que os estudos científicos de comportamento loach botiid são praticamente inexistentes.

Certamente parece que eles exibem um grau de "personalidade" com alguns espécimes sendo naturalmente mais ousados ​​ou mais agressivo do que outros, por exemplo. O alfa é normalmente maiores espécime dentro do grupo e frequentemente fêmea.

'Sombreamento' é um comportamento interessante em que os indivíduos mais jovens nadar flanco -Para- flanco com os mais velhos, imitando todos os seus movimentos. Alguns detentores relatam que mais de um peixe menores podem sombrear uma maior simultaneamente, com até três ou quatro de cada lado!

A razão para isto é desconhecida; pode estar relacionada a um grupo ficar em contato um com o outro quando os rios inchar durante os períodos de cheias, talvez reduzindo arrasto nadando 'em formação' ou ter alguma outra função comunicativa.

Tem sido observado em aquários com fluxo de alta e baixa água e parece ser habitual na medida em que alguns indivíduos vai apagar outros peixes se não membros da mesma espécie estão presentes.

O som também parece ser um fator importante na comunicação uma vez que estes loaches são capazes de produzir um clique audível, estes aumentando de volume quando o peixe está animado. Os aspectos comportamentais desse fenômeno permanecem em grande parte unstudied mas os sons são pensados ​​para ser produzida pela moagem da faringe (garganta) dentes ou subocular espinhas.

Uma outra curiosidade é o chamado 'dança loachy' que envolve todo um grupo de natação em uma constante, forma agitado em torno dos lados do tanque , geralmente utilizando o comprimento e altura.

As razões para isso são desconhecidas e relatórios a respeito de quando ocorre variar mas os gatilhos mais comuns parece ser a adição de alimentos, água potável ou novos membros da mesma espécie, e pode durar de alguns minutos a um dia ou mais.

Botiids também muitas vezes se contentar em ângulos peculiares, encravado verticalmente ou lateralmente entre os itens de decoração, ou mesmo deitado no substrato . Isso não é motivo para alarme e parece ser um comportamento natural de repouso.

Botia spp. também possuem afiadas, motilidade, sub- oculares espinhos que são normalmente escondidos dentro de uma bolsa de pele , mas erguidos quando um indivíduo está estressado, por exemplo, se retirado da água. Cuidado, portanto, necessário que estes podem tornar-se enredado em aquário redes e dos espécimes maiores podem quebrar humano pele .

Botiids são também susceptíveis a uma condição geralmente referida como "doença magro" e caracteriza-se por uma perda de peso. Isto é especialmente comum em amostras recém-importadas e é pensado para ser causado por uma espécie do flagelado gênero Spironucleus.

É tratável, embora a medicação recomendada varia consoante o país. Hobbyists no Reino Unido tendem a usar o antibiótico Levamisol e aqueles nos Estados Unidos Fenbendazole (aka Panacur).









Referências

Kottelat, M., 2004 - Zootaxa 401: 1-18
Botia kubotai, uma nova espécie de Loach (Teleostei: cobitidae) da bacia do rio Ataran (Myanmar), com comentários sobre botiinae nomenclatura e diagnóstico de um novo gênero.
Grant, S., 2007 - Ichthyofile Number 2: 1-106
Peixes do gênero Botia Gray, 1831, na região indiana (Teleostei: Botiidae).
Kottelat, M., 2012 - Raffles Bulletin of Zoology Suplemento 26: 1-199
Cobitidum Conspectus: um inventário dos loaches do mundo (Teleostei: Cypriniformes: Cobitoidei).
Nalbant, TT, 2002 - Travaux du Museum d'Histoire Naturelle "Grigore Antipa '44: 309-333
Sessenta milhões de anos de evolução. Parte um: família Botiidae (Pisces: Ostariophysi: Cobitoidea).
Nalbant, TT, 2004 - Travaux du Museum d'Histoire Naturelle "Grigore Antipa '47: 269-277
Hymenphysa, Hymenophysa, Syncrossus, Chromobotia e outros problemas na sistemática de Botiidae. A resposta a Maurice Kottelat.
Tang, Q., B. Xiong, X. Yang e Liu H., 2005 - Hydrobiologia 544 (1): 249-258
Filogenia do Leste Asiático botiine loaches (CYPRINIFORMES, Botiidae) inferidas a partir de sequências de gene do citocromo b mitocondrial.
Tang, Q., H. Liu, R. e B. Mayden Xiong, 2006 - Filogenia Molecular e Evolução 39 (2): 347-357
Comparação de taxas evolutivas no gene mitocondrial citocromo b DNA e região controle e suas implicações para a filogenia do Cobitoidea (Teleostei: Cypriniformes).
Šlechtová, V., J. Bohlen e HH Tan, 2007 - Filogenia Molecular e Evolução 44 (3): 1358-1365
Famílias de Cobitoidea (Teleostei; Cypriniformes), revelados a partir de dados genéticos nucleares e a posição do misterioso gêneros Barbucca, Psilorhynchus, Serpenticobitis e Vaillantella.
Šlechtová, V., J. Bohlen, J. Freyhof e P. Rab, 2006 - Filogenia Molecular e Evolução 39 (2): 529-541

Filogenia molecular do Sudeste Asiático família de peixes de água doce Botiidae (Teleostei: Cobitoidea) ea origem de poliploidia em sua evolução.

terça-feira, 17 de março de 2015

Falando um pouco sobre os Cichlasoma severum (Acará Severo)


O Acará Severo ou Acará Peba é mais uma opção pra  quem gosta de  peixes  que  adquirem  uma  relação mais intensa com seus donos, característica essa que alguns ciclídeos costumam desenvolver com o aquarista que os alimenta.

 Este ciclídeo não é indicado para aquários comunitários com peixes pequenos, para ser mantido com outros peixes, estes devem ter o seu tamanho ou mais e o aquário deve ter mais de 200L para evitar que o Severo ataque os outros habitantes do tanque, principalmente na época da reprodução, onde o peixe se torna bastante agressivo.

O Severo é um pouco exigente quanto à qualidade da água, a sifonagem do fundo, manutenção dos filtros e as trocas parciais são indispensáveis, prefere um pH levemente ácido, entre 6,5 e 7,0 e temperatura em torno de 26ºC, plantas são muito bem vindas, mas devem ser escolhidas as espécies mais resistentes, como as do gêneros Echinodorus, Anubias etc.

Um sinal de alerta quando o peixe não está contente com o aquário ou então está assustado é a sua coloração, o peixe fica pálido e com as listras verticais bem acentuadas.

A reprodução não é muito difícil, a parte mais complicada é a formação do casal, o macho costuma ter a cabeça mais azulada, sua nadadeira dorsal é mais longa e termina bem afinalada, além de ser maior que a fêmea que possui o final da nadadeira dorsal mais arredondado.

 O casal escolhe o local da postura dos ovos, normalmente uma superfície lisa, a fêmea deposita os ovos e o macho os fertiliza logo em seguida, alguns casais cuidam dos ovos e depois dos filhotes, outros acabam  devorando-os, caso esse comportamento se repita mais de uma vez, retire a fêmea após a desova, sendo que às vezes é necessário até retirar os dois de perto da prole.

Caso tudo ocorra bem, os ovos devem eclodir em 48 horas, e os pais chegam a ficar dias sem se alimentar, só cuidando dos filhotes, depois de uma ou duas semanas, deixe os filhotes sozinhos, e alimente-os com infusórios e naúplios de artêmia, até começarem a  aceitar ração.

Se o aquário estiver de acordo com as exigências do peixe, o casal pode chegar a desovar até uma vez por mês. Os adultos aceitam todo tipo de alimento, rações, minhocas, artêmias, dáfnias etc.



Nome popular: Acará Severo
Nome científico:              Cichlasoma severum
Origem: América do Sul Rio Orinoco - Colombia e Venezuela; Rio Amazonas \ Rio Negro no Brasil e Venezuela
pH:         6,5 a 7,0
Temperatura:   26ºC
Dureza:                4 DH
Tamanho adulto:             20cm
Tamanho do aquário:    200L
Alimentação:     onívoro
Reprodução:     ovíparo

Características: No macho adulto a barbatana dorsal e barbatana anal é mais pontiaguda, enquanto jovem tem riscas pretas verticais que vão perdendo com o crescimento ficando somente com uma risca vertical junto á barbatana caudal. Existem varias Estripes de Heros ex: Heros Efasciatus; Heros Severus Gold; Green Severum; Heros Appendiculatus; Heros Notatus; Heros sp. "Rotkeil Peru" ou Heros sp. "Redhead" ou ainda tambem chamado Heros sp. "Red Shoulder"; Heros severus red spotted







Heros severum – Acará Severo Gold

Esse belíssimo espécime é também um ciclídeo, mas não se engane, trata-se de um ciclídeo americano e não africano, mais detalhadamente um ciclídeo amazônico.
Em alguns sites existe a informação que o Acará Severo Gold é uma seleção em laboratórios norte americanos do Acará, peixe comum na bacia amazônica.

O Severo Gold apesar do nome é um Ciclídeo dócil e convive bem com a grande maioria dos peixes. Em meu aquário o Severo Gold convive com Ciclídeos Africanos e sem grandes complicações para ele. É um peixe imponente e bastante interativo, curioso procura verificar e dar atenção a tudo que se aproxima do aquário.
Como dizia, meu Severo Gold apelidado de “Supla” vive bem há 6 anos no aquário de ciclídeos africanos. No entanto, o ideal é deixá-lo em um aquário com pH menor (algo entre o neutro e o ligeiramente ácido). O Severo Gold fica explendido em aquários plantados em companhia de Discus e outros Acarás.

Sua reprodução em cativeiro não costuma ser fácil, no entanto, segundo algumas informações também não é impossível. O peixe deposita seus ovos e como característico do grupo dedica bastante atenção a sua prole.
O Severo Gold se alimenta de praticamente tudo, é um peixe onívoro. Vale lembrar que rações de boa qualidade que privilegiam a exuberância das cores são muito bem vindas ao Severo Gold.

Prepare um aquário grande para o inserir, é um peixe que de acordo com as condições da água e da alimentação, tem crescimento rápido. Recomendo aquários acima de 100 L, sendo importante verificar se ele não irá conviver com outros peixe de grande porte, caso contrário, prepare um habitat acima dos 200 L.

Considerações técnicas
Nome Científico – Heros severum
Nome Popular – Acará Ouro, Severo Gold, Acará Severo Gold
Tamanho máximo – pode alcançar mais de 15 cm quando adulto
Coloração – Amarelo /ligeiramente alaranjado; listras mais evidentes em destaque.
Aquário ideal - Acima de 100 L
Origem – Bacia do Rio Amazonas (América do Sul)
Alimentação – Onívoro; todo tipo de ração.
pH ideal - Entre 6,5 e 7.2
Temperatura - 25ºC à 29ºC
Comportamento – Bastante pacífico no geral.





Heros severus red spotted - Meu preferido.
Tradução...


O Severum manchado vermelho é uma variante de cor do ouro Severum, onde são criados selectivamente para aumentar a coloração vermelha presente no peixe. Todas as variantes de cor de Severum são muito populares como eles são uma das poucas maior e pacíficos ciclídeos no hobby e, geralmente, não se incomode seus companheiros do tanque. Manchado vermelho severums são nativas de lagos e afluentes da Bacia Amazônica na América do Sul. Apesar de não ser a espécie Severum verdadeiro mouthbrooding (Heros Severo), manchado vermelho severums são muito atraentes e crescer mais do que seus parentes mouthbrooding; para não mencionar suas cores marcantes de reprodução intensamente brilhante laranja-vermelho em suas barrigas, anal, e nadadeiras pélvicas, além de seus olhos vermelhos brilhantes e belos corpos verdes com faixas verticais tênues. Os machos têm estendido anal, dorsal, e pélvicas, bem como marcas semelhantes a vermes em seus rostos e opérculo. Devido à sua popularidade e reprodução bem sucedida, o Red Spotted Severum estão normalmente disponíveis através de revendedores locais e vendedores on-line.

Manchado vermelho severums exigem um aquário de 55 litros para um único exemplar, com um par exigindo 75-90 litros. Eles devem ser fornecidos com uma areia fina para alisar substrato cascalho e algumas estruturas de abrigo (troncos, pedras e vegetação) e pelo menos uma caverna. Plantas vivas são muito apreciados, mas nem sempre duram muito tempo, a menos que uma espécie prolífica é usado (Anacharis, Cabomba, Anthocerotophyta); embora onívora eles têm pode escolher em plantas e vegetais ao vivo. Alta qualidade biológica, química e filtragem mecânica é recomendado, a fim de lidar com a maior bio-carga das espécies de ciclídeos maiores; bem como, ligeiramente ácida e água macia. A intensidade de iluminação não é um problema, mas algumas áreas de sombra são sempre apreciados (plantas flutuantes são ótimos para isso, bem como cavernas). Manchado vermelho severums são ciclídeos relativamente pacíficas e geralmente só se tornam territorial ou agressivo quando reprodução, mas sempre depende do indivíduo; eles vão se defender em relação aos ciclídeos mais agressivas de bullying eles. Eles podem ser bem sucedido dentro de um ambiente de comunidade, mas são mais comumente mantidos em espécie ou aquários específicos do biótopo. Companheiros do tanque devem ser cuidadosamente escolhidas e independentemente de uma comunidade, espécie-específica, ou configuração Cichlid, seus companheiros do tanque deve sempre ser comparável em tamanho (Plecos, Geophagus e Parrot ciclídeos poderia ser boas escolhas).

Red severums manchados são onívoros e comer insetos, pequenos crustáceos e matéria vegetal em habitat natural. Eles têm uma tendência a preferir um monte de matéria vegetal e aceitará ervilha, alface, abobrinha picada, pepino picado e; eles também devem ser complementadas com uma variedade de alimentos de carne e vitamina enriquecida, como ao vivo, congelado ou camarão fantasma liofilizado, minhocas, larvas de farinha, minhocas, grilos, e ciclídeo nutricional e algas (Spirulina) pelotas base. Alimente uma vez ou duas vezes por dia.

Breeding manchado vermelho severums não é muito difícil, mas que muitas vezes pode demorar um pouco para emparelhar-se. Os pais vão limpar a superfície da rocha plana ou seção de troncos e a fêmea deposita entre 200-800 ovos; o macho vai fertilizá-los e, em seguida, a fêmea vai cuidar dos ovos enquanto as patrulhas do sexo masculino do perímetro. Os ovos eclodem em 3-5 dias e os filhotes serão realocados para um poço de pré-cavado no substrato. Os alevinos será livre de natação dentro de uma semana e, em seguida, capaz de aceitar alimento em flocos esmagado e bebê camarão de água salgada. Tem sido relatado que a Red Spotted severums pode levar um tempo extremamente longo para obter o direito ao produzir e é comum para os pais para comer os filhotes em vários estágios para a primeira dúzia de tentativas. Eles irão, eventualmente, resolver as coisas e fazer tudo corretamente, mas os filhotes também poderiam ser removidos e levantou se tentativas fracassadas contínuas são excessivos.





Referencias

http://www.aquaonline.com.br/artigos/saiba-mais-sobre-a-especie/1761-cichlasoma-severum-acarevero
http://peixesdeaquario.com.br/peixes-2/peixes-de-agua-doce/acara-severo/
http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=97742
http://bioaquario.blogspot.com.br/2009/12/heros-severum-acara-severo-gold.html
http://www.aquariumdomain.com/viewSpeciesNWCichlid.php?id=186