sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Uaru fernandezyepezi

Uaru fernandezyepezi

Nome científico: 

Uaru fernandezyepezi Stawikowski, 1989


Origem: Conhecido do sistema Rio Atabapo, na bacia do Rio Orinoco, em torno da fronteira entre Venezuela e Colômbia.


Tamanho: Menor do que U. amphiacanthoides em apenas 20cm / 8 ", em vez de 25-30cm / 10-12".


Dieta: Herbívoro; aceita a maioria dos alimentos no aquário. Melhor alimentados em um floco ou pellet de alimentos à base de vegetais, além de ocasionais alimentos frescos ou congelados.


Água: Esta espécie é dito habitar Blackwaters macios, ácidas. Aqui, o pH pode ser apenas 3-4, com dureza mínima. Estes juvenis foram aclimatados às condições alcalinas mais duras, mais, mas você vai precisar de água macia, ácido para criá-los. Como amphiacanthoides U., eles estão dito que sofrem de doença hole-in-the-cabeça, de modo a manter um olho sobre eles e tratar prontamente.

Aquário: Uaru são grandes ciclídeos pacíficos, que pode ser guardado com segurança com outros peixes plácido, incluindo pequenos tetras e bagres. Eles não são tão seguros com as plantas, então você precisa ter um aquário unplanted. Eles podem ser mantidos juntos em grupos sem muitos problemas, e vai misturar com a maioria dos peixes. Estes foram partilhar o seu tanque com outros peixes do mesmo local, incluindo Guppies selvagens, duas novas espécies de Corydoras (sem C-números) e vários novos loricarídeos.


Notas: Não há muito tem sido escrito sobre U. fernandez-yepezi (pronuncia-samambaia-nan-dez-sim-ay-zy). É nomeado após o ichthyologist Agustin Fernandez Yepez. Não é um peixe comum, mesmo em seu habitat, e só foi descrito em 1989 por Rainer Stawikowski. Desde então, tem sido a de ciclídeos cada cichlidophile incondicional ansiou para manter. Eles são excepcionalmente raro no passatempo (não muitos peixes são exportados a partir da fronteira entre Colômbia e Venezuela) e para além destes, só sabemos de uma outra expedição para o país.
Reprodução: Esta espécie tem sido criados em cativeiro por Stawikowski. Eles se reproduzem de uma forma semelhante ao amphiacanthoides, com cuidado bi-parental. Você vai precisar para mantê-los em água macia, a fim de desovar-los.
Sexagem: Pensado para ser unsexable externamente. Compre um grupo e espero que se forma um par compatíveis.


Coloração Adulto: Como amphiacanthoides U. juvenil, bebê fernandezyepezi são cobertos em manchas pálidas. Embora eles não parecem tão especial agora, estes vão ser de tirar o fôlego quando adulto (foto acima). Se você já viu um adulto em reprodução vestido, você vai entender por que eles são tão procurados.


Disponibilidade: Extremamente difícil de obter. As exportações desta área são incomuns, e há pouca infra-estrutura para o transporte de peixes, assim que os preços são mais elevados do que o habitual.


Preço: A demanda excede a oferta. Espere pagar até $ 200,00 (Dolares) para um jovem e mais para um adulto ...


Comentários:
Este peixe era apenas um rumor até que foi recolhido em 1988. Apenas o segundo peixe a ser formalmente descrito no gênero, fernandezyepezi é um verdadeiro desafio para o aquarista. Espécies importadas são limitadas e peixes selvagens provaram a exigir água muito limpa com os parâmetros descritos acima. Adultos são impressionantes e muito diferente em aparência a juvenis.


Fontes:
 http://www.practicalfishkeeping.co.uk/content.php?sid=3022
 http://www.fishbase.org/summary/51972
 http://www.cichlid-forum.com/profiles/species.php?id=628



Como tratar troncos e quais se podem usar num aquário


Escolhido o tronco está na altura certa de tratá-lo, não esquecer que tem de estar bem seco. A primeira coisa a fazer é lavá-lo bem em água corrente. Use uma escova (eu utilizo uma grosa) para retirar a sujidade superficial. O segundo passo é colocá-lo dentro de um recipiente adequado ao tamanho do tronco, no qual nunca tenha sido usado qualquer tipo de produto químico. Encha-o com água a ferver, deixe alguns minutos e deite a água fora (repetir este processo num mínimo de três vezes). O próximo passo (3º) é deixar o tronco, nesse recipiente, com água e sal grosso (2 colheres para cada 5 litros) durante uma semana. Depois lave-o bem em água corrente e deixe-o dentro do recipiente em água sem sal, todo coberto, durante o tempo necessário ao seu afundamento, trocando a água nos primeiros cinco dias e depois de três em três dias. O quinto passo, ferver o tronco/raiz durante um período de tempo não inferior a 30 minutos. Para os troncos comprados deve-se proceder ao 5ºpasso. Por último, pôr o tronco no aquário depois de arrefecido.


Tratamento com cloro ativado
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo totalmente, adicionando durante 7 dias 1 ml de cloro ativo para cada 10 litros d’água;
2. Troque á água e deixe o tronco descansar por mais sete dias, para que o cloro excesso seja totalmente removido;
3. Caso seja possível, adicione água quente sobre o tronco, para eliminar agentes resistentes ao cloro.
Tempo requerido de tratamento: 18 dias


Tratamento com sal grosso
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 4 colheres de chá para cada litro de água;
2. Completar a água do recipiente para manter o tronco sempre submerso.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 25 dias


Tratamento com imersão em água da rede de distribuição
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, com água da rede distribuidora (torneira);
2. Trocar a água a cada três ou quatro dias.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 35 dias


Tratamento com imersão em água quente
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo;
2. Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar;
3. Trocar a água a cada três ou quatro dias.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 28 dias


Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente
1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas;
2. Colocar o tronco em outro recipiente para que a água possa ser aquecida ao ponto de ebulição (100°C) durante 15 minutos e deixe descansar por 24 horas;
3. No terceiro dia adicionar 200 g de sal grosso à água a ser fervida, conforme o item 2;
4. Troque a água diariamente e repita o item 2 até a água se apresentar limpa.
Tempo requerido para deixar de tingir a água: 7 dias

Troncos:
Aqui fica uma pequena lista de plantas cujos Troncos/raízes podemos colocar no aquário:

Resultado de imagem para tronco de aroeira

Aroeira

Resultado de imagem para tronco de Cerejeira
Cerejeira

Resultado de imagem para tronco de Videira
Videira

Resultado de imagem para tronco de Carvalho
Carvalho

Resultado de imagem para tronco de Azinheiro

Azinheiro


Resultado de imagem para tronco de Azinheiro

Oliveira

Resultado de imagem para tronco de Zambujeiro
Zambujeiro

Resultado de imagem para tronco de Castanheiro

Castanheiro

Resultado de imagem para tronco de Sobreiro
Sobreiro (espécie protegida)

Resultado de imagem para tronco de Red moor wood
Red moor wood (vende-se nas lojas de aquariofília. É uma madeira originária da Índia)


Cabe ressaltar que vai variar de acordo com os tamanhos dos troncos, aquários de jumbos e grandes ciclídeos te trocos maiores e levara mais tempo no tratamento. e total escurecimento do tronco.

Fonte: http://www.ciclideos.com/
Co-autor Tiago Rocha
Adaptação William Cunha

Meu aqua...

Vídeo 22 AquaCiclideos

Aquaciclideos na alma