sexta-feira, 8 de julho de 2011

Projeto do Aquário– Parte 3

 Os Substratos, Seus Tipos e efeitos.
Bom agora que já temos o aquário e o móvel e que começamos a montagem de fato, e este e o momento que mais cometemos erros, o ideal seria nos perguntar, Qual peixe ou peixes eu quero ter em meu aquário? Desta resposta e que definiremos qual será o melhor substrato, esta escolha e crucial pós afetara a pH da água e ate mesmo o tipo de filtragem, alem e claro de definir o tipo de peixe que poderemos ter.
Vamos lá, Em caso de filtro biológico de fundo, deve-se usar cascalho, pois areia não o faria funcionar bem. O cascalho deve ser de tamanho médio (o pequeno passaria para baixo das placas, enquanto o grande reduziria consideravelmente a área útil para a colônia de bactérias). Em caso de outro método de filtragem, pode-se utilizar areia. Independente do tipo.
O substrato deve ser lavado muito bem. Aconselha-se lavá-lo em pequenas porções. Ponha o cascalho em um recipiente e ponha água à vontade. Deixe escorrer por algum tempo. Remexa o cascalho com a mão (cuidado apenas para não ferir-se), até que a água saia limpa. Após isso, ele estará pronto para ser colocado no aquário.
Após a colocação do substrato, ponha um pouco de água (cerca de 12 cm). Então, faça a decoração, pondo enfeites, troncos e pedras. Faça um declive no substrato, fazendo com que a parte de trás fique mais alta que a da frente. Em seguida, ponha um saco plástico sobre a superfície da água e ponha o restante da água sobre este (isto evitará a destruição da decoração). Não encha muito, pois pode ser que depois de cheio, você ainda deseje mudar algo e terá que pôr a mão.
Não podemos deixar de falar no pH e DUREZA
O pH e a dureza da água são elementos essenciais para que seu aquário funcione perfeitamente.Isto porque são estes elementos que fazem com que seu aquário seja um ambiente similar ao ambiente natural de seu peixe.O pH e a dureza de sua água são coisas muito fáceis de medir isto porque existem teste simples que fazem esta medição por você, mas é sempre bom saber o que estamos medindo.
pH: O grau de acidificação ou alcalinidade da água é expresso em valores de pH, o que literalmente significa "poder de hidrogênio". Esta escala é baseada inversamente na concentração de íons de hidrogênio na água, quanto mais íons de hidrogênio, mais acida é a água e mais baixo o valor do pH, então, quanto menos íons de hidrogênio mais alcalinam será a água e maior será seu valor de pH. A escala de pH varia entre 0(extremamente acida) até 14(extremamente alcalina), com um pH de 7 sua água será neutra.
ESCALA de PH
0   1   2   3   4   5   6        7           8   9   10   11   12   13   14
          ACIDA              NEUTRA                ALCALINA
A escala de pH é logarítmica, o que significa que o valor de pH 8 representa uma queda de dez vezes na concentração de íons de hidrogênio, comparando ao valor de 7. Então uma pequena mudança no pH de sua água  vamos dizer de 6 a 8, isto representa um declínio de cem vezes na concentração de íons hidrogênio, a qual pode causar um severo stress para muitos peixes.Uma gama de teste de pH estão disponíveis para a medição do pH. Estes incluem tiras de papel com indicadores, kits com testes líquidos e mais medidores eletrônicos mais sofisticados para seu conforto.
DUREZA: A dureza da água é relacionada à quantidade de sais dissolvidos presentes na água. Dois tipos de dureza são importantes ao aquarista; total ou dureza em geral (GH), a qual é relacionada aos níveis de cálcio e magnésio na água e a dureza de carbono (KH), a qual é relacionada à quantidade de carbono/bicarbonato na água. A dureza da água é medida por varias escalas diferentes incluindo graus de dureza alemãs (dHº). Nesta escala a água com dureza de 3ºdH ou menos é tida como 'mole' e água com valor acima de 25ºdH é tida com muito dura. Uma escala alternativa é baseada em miligramas de carbonato de cálcio por litro, também expressado em partes por milhão(PPM).
Existem teste disponíveis para tais medições.
dHº
0-3
3-6
6-12
12-18,
18-25
acima de 25
CaCO
0-50
50-100
100-200
200-300
300-450
acima de 450
mole
moderadamente mole
razoavelmente dura
dura
muito dura
EFEITOS:
Alguns tipos de rochas e seu efeito quando no aquário.
Cascalho de Rio:
clip_image002
Formado em sua maior parte por feldspato, apresenta ainda um pouco de quartzo em sua composição - acidifica ligeiramente a água.
Granito:
clip_image004
Encontrado em diversos padrões, é formado por uma composição de quartzo, feldspato e biotita - ocasiona uma ligeira acidificação, quase insignificante.
Cascalho Guandu:
clip_image006
Encontrado em granulações que vão de areia até seixos. Sem pontas e com arestas arredondadas, tem esse nome em razão de ser encontrado com facilidade no rio Guandu. Não altera a composição da água.
Cascalho colorido:
clip_image008
O quartzo é a rocha utilizada para confeccionar o cascalho colorido e como o quartzo é neutra a composição da água não é alterada.
Obs.: dependendo da tintura pode alterar para acido ou alcalino por um período curto.
Pedra madeira:
clip_image010
Apresenta um belo efeito ornamental, todavia, esta pedra alcaliniza a água sem com isso endurece-la.
Dolomita:
clip_image012
Composta por carbonato de cálcio e magnésio, pode ser encontrada na cor branca (mais comum) e preta. Alcaliniza e endurece a água.
Calcita:
clip_image014
Apresenta uma cor mel que lembra um pedaço de breu. Quando em pequenos pedaços chega a ser confundida com granito. Alcaliniza e endurece a água.
Laterita:
clip_image016
Trata-se de uma argila contendo um alto teor de ferro. Geralmente é usado nos aquários em pequenas proporções como adubo para as plantas. Já se pode encontrar com uma certa regularidade no mercado.
 
Agora basta você decidir qual vai utilizar…
Até o próximo post
William

Nenhum comentário :

Postar um comentário