sexta-feira, 17 de abril de 2015

Falando de peixe... Ctenopoma acutirostre (Gourami Leopardo)




Apesar de não pertencer a famílias dos Ciclideos, é sim da família dos Anabantidaes, e um exemplar magnifico que por sus diferença e beleza resolvi colocar com meus ciclideos de médio porte, notei demora no crescimento e não tive sorte nos primeiros exemplares mais estou com um promissor que em breve será inserido no meu aquário principal.



Nome Popular: Gourami Leopardo
Nome Científico: Ctenopoma acutirostre
Outros Nomes: Leopard Bushfish, Spotted Ctenopoma, Spotted Bushfish e Spotted Climbing Perch
Família: Anabantidae
Origem: Bacia do Rio Congo

Características:

Peixe robusto, de coloração amarronzada ou acinzentada e manchas escuras por todo a extensão do corpo. Próximo à cauda, possuí um uma mancha mais escura (ocelo).
Seu corpo e coloração têm um aspecto que lembram uma folha morta, com movimentos que parecem estar a deriva na água. Como outros Peixes-Folha (Gêneros Monocirrhus e Polycentrus), com os quais não possuem parentesco, usam essa camuflagem para caçar suas presas.
Seus olhos possuem órbitas grandes e com grande capacidade de movimento, o que lhe permite acompanhar os movimentos da presa e, ao mesmo tempo, manter-se quase imóvel.



Comportamento / Sociabilidade:

Espécie pacífica, mas predatória (devorarão, em um bote, qualquer peixe que caiba em sua boca). Apresenta comportamento territorial apenas com a própria espécie. Gosta de uma iluminação fraca e difusa (sentem-se mais confortáveis em aquários que possuam vegetação flutuante ou folhas mortas boiando, que criam áreas sombreadas no tanque).
Posição no Aquário: Todo o Aquário
pH: 6.0 a 8.0
Temperatura: 23 a 29 ºC
Tamanho Adulto: 15 cm



Alimentação:

Carnívoro. Sua dieta é primariamente composta por pequenos peixes e invertebrados (larvas de inseto, minhocas, camarões, caramujos etc.). Aceita bem alimentos congelados, Gammarus e, eventualmente, ração para carnívoros (flutuante ou de fundo). Como dito acima, pode predar peixes pequenos o suficiente para caberem em sua boca (alevinos em geral e os menores poecilídeos).

Reprodução:

Pouco documentada. O casal realiza um abraço nupcial similar ao de outros anabantídeos, como os Betta, por exemplo. A desova é feita no substrato ou na vegetação (raízes de plantas flutuantes são muito utilizadas) e os alevinos não recebem atenção de ambos os pais.

Dimorfismo Sexual:

Difícil de distinguir até a idade adulta. Os machos possuem escamas alteradas (na forma de espinhos) sobre o opérculo, na borda próximo a saída de água das guelras.

Outras Informações:

Apesar do tamanho máximo nos aquários ser de 15cm, há relatos de exemplares com até 20cm no seu habitat de origem.
Como outros membros da família dos anabantídeos, possuí um órgão especializado chamado labirinto, que lhe permite respirar ar atmosférico. Isso garante a essa espécie uma grande vantagem evolutiva, pois pode viver em águas pobres em oxigênio (hipóxicas).




Fontes de Referências:

http://www.aquaflux.com.br/conteudo/peixes-doce/ctenopoma-acutirostre.php
http://www.fishbase.org/summary/10029
http://www.seriouslyfish.com/species/ctenopoma-acutirostre/
http://www.monsterfishkeepers.com/forums/showthread.php?521353-Leopard-Ctenopoma

Observações pessoais

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Falando de Peixe... Novo membro do aquário...

Vieja maculicauda  Black Belt 



Com seu temperamento dócil e único branco, preto, vermelho e colorindo o Belt Cichlid preto torna-se uma incursão intrigante e belo em aquarismo!

O atrativo maculicauda Black Belt Cichlid Paraneetroplus (anteriormente Vieja maculicauda e Cichlasoma maculicauda) é uma escolha popular tanto para iniciantes e aquaristas experientes. Tal como acontece com a maioria dos ciclídeos, o Cinturão Cichlid preto é um peixe inteligente e pode vir a reconhecer e responder a um proprietário particular. Além disso, o Black Belt apresenta uma combinação de cor bonita e original vermelho, preto e branco e um temperamento relativamente dócil. Estas características, juntamente com manutenção e reprodução requirments bastante fácil fazer este peixe uma escolha maravilhosa para qualquer aquarista devotado.

Embora eles são grandes em um máximo de 12 "e podem ser agressivos e não são considerados um peixe comunidade, o Cinturão Cichlid Preto tem uma maneira um pouco mais dócil do que muitos de seus parentes. Ele pode ser mantido com outros de sua própria espécie, uma grupo de 6 se forem criados juntos em um tanque muito grande. Em um par de reprodução o macho não é agressivo para com a sua companheira se há espaço de sobra, embora possa tornar-se muito territorial e agressivo para com os outros, quando desova. Estes ciclídeos também pode ser mantidos com outros ciclídeos sul-americanos de um temperamento semelhante Central e enquanto há espaço de sobra. Aquários 120 litros ou mais pode trabalhar bem com esses grupos, enquanto um único peixe vai exigir um mínimo recomendado de 70 + litros.

O Black Belt Cichlid é fácil a moderado para cuidar enquanto mudanças grandes e frequentes de água são diligentemente executada. Eles podem ser mantidos tanto em água doce e salgada. Eles não são exigentes e pode tomar uma vasta gama de pH, porém, deve ser mantido estável. Eles vão se sentir em casa com iluminação moderada ou moderada, e irá apreciar um substrato de areia, com uma decoração de madeira bog, raízes e pedras ter abundância de esconderijos. As plantas que não vai fazer bem à medida que vai ser comido. Fornecer pedras lisas planas para desova.

Habitat: Distribuição / Background



The Black Belt Cichlid Paraneetroplus maculicauda (anteriormente Vieja maculicauda e Cichlasoma maculicauda) foi descrito por Regan em 1905. A espécie não está listado na Lista Vermelha da IUCN. Eles são encontrados na América Central, na encosta atlântica da drenagem do rio Usumacinta na Guatemala para o rio Chagres no Panamá. Outros nomes comuns são conhecidos por são Red Vieja Preto, Vieja, e ciclídeo Blackbelt.

Até meados de 1980 havia cerca de 100 + espécies que foram descritas no gênero Cichlasoma. Mas por esta altura, foi determinado que não se encaixam mais nesse gênero e assim eles foram transferidos para a sua própria diferentes géneros. Muitos ficaram órfãos e estão agora designado como "Cichlasoma" (com aspas) até que a comunidade científica decide o gênero para colocá-los. Isso permite que apenas verdadeiro Cichlasoma permanecer neste gênero 'corrigida', atualmente composto por 12 espécies.

Sua escala é grande e abrange tanto salobra e água marinha. Eles gostam de as correntes lentas dos vales dos rios menores, áreas com fundos arenosos e lamacentos. Eles preferem lugares com sombra entre troncos e árvores submersas. Eles se alimentam de detritos contendo sementes e frutos bentônicos, juntamente com plantas aquáticas e terrestres.

Nome científico: Vieja maculicauda
Agrupamento social: Grupos
Lista Vermelha da IUCN: NE - Não avaliado ou não listado

Descrição

The Black Belt Cichlid é um profundo bodied forma de disco oval peixe com pontas anal e dorsal barbatanas. Estes são peixes muito grandes, com os machos chegando a quase 12 "(30 cm) de comprimento Eles também são muito profundas bodied por isso é fácil subestimar seu tamanho real Eles têm uma vida útil de 8 -.. 10 anos.

O corpo do homem é branco prateado com uma faixa preta, sólidos ou esboçado, circundando o meio apenas atrás da nadadeira pélvica. As nadadeiras caudais é todo vermelho ou parcialmente vermelho e há blotching vermelho no queixo e garganta que se estende desde os lábios para um pouco antes da nadadeira pélvica. A fêmea é de cor cinzenta escura com uma cauda vermelha e freckling preto. Os peixes mais velhos, especialmente os machos, desenvolver uma corcova de nuca na cabeça. Devido à sua extensa área de distribuição na natureza, existem várias formas de cores.

Todos os ciclídeos, juntamente com alguns peixes de água salgada, tais como wrasses e papagaio, compartilham uma característica comum de um conjunto faríngea bem desenvolvido de dentes localizados na garganta, junto com os seus dentes regularmente. Ciclídeos têm raios espinhosos nas partes traseiras dos anais, dorsal, peitoral, e barbatanas pélvicas para ajudar a desencorajar predadores. A parte da frente destas barbatanas são suaves e perfeitos para posições precisas e movimentos sem esforço na água ao invés de nadar rápido.

Ciclídeos têm uma narina de cada lado, enquanto outros peixes têm dois sets. Para sentir "cheiros" na água, eles sugam água e expelir a água de volta para fora depois de ter sido "amostragem" por um tempo curto ou mais longo, dependendo de quanto o ciclídeo precisa "cheiro" da água. Este recurso é compartilhado por damselfish de água salgada e ciclídeos são pensados ​​para ser intimamente relacionados.

Tamanho dos peixes - polegadas: 12.0 polegadas (30,48 centímetros)
Tempo de vida: 10 anos
Peixe Keeping Dificuldade

The Black Belt Cichlid é bastante fácil de cuidar, mas como a maioria dos ciclídeos que eles são os melhores para ser cuidada por detentores de peixes com alguma experiência. A aquarista iniciante pode achar que é difícil de executar com diligência a quantidade de água mudanças necessárias necessários por esses peixes e para manter o tamanho do aquário estes perfer peixe. Tal como acontece com a maioria dos ciclídeos eles podem ser agressivos e difíceis de encontrar a mistura certa de companheiros do tanque como suas personalidades variar. No entanto, qualquer aquarista preparado e dedicado será capaz de cuidar adequadamente para estes peixes.

Aquarium Clima: Muito Hardy
Aquarist Experiência Nível: intermediário - Iniciantes pode provavelmente lidar com este peixe bom, desde que o proprietário está disposto a manter um grande aquário e diligentemente realizar mudanças de água.
Alimentos e Alimentação

The Black Belt Cichlid é um onívoro que se alimenta principalmente de detritos contendo sementes e frutos bentônicos, junto com a matéria da planta em seu ambiente natural. No aquário eles podem ser alimentados com uma base de sedimento para o alimento, mas complementá-lo com verduras (alface, espinafre, alimentos em flocos vegetal) e frutas. Eles adoram caracóis e vai comê-los com gosto. Alimentá-los algumas vezes por dia. Todos benefício peixe de vitaminas e suplementos adicionados a seus alimentos.

.

Tipo de dieta: Omnivore
Flake Food: Ocasionalmente
Tablet Pellet: Sim
Alimentos vivos (peixes, camarões, vermes): Alguns dos Diet
Vegetable Food: Alguns dos Diet
Food Meaty: Alguns dos Diet
Alimentando Freqüência: Diária - É importante para alimentar uma alta variedade de alimentos.

Aquarium Cuidados

The Black Belt ciclídeos são relativamente fáceis de cuidar, desde a sua água é mantido limpo. Os aquários são sistemas fechados e independentemente do tamanho toda a necessidade de alguma manutenção. Com aquários domésticos a nitratos e fosfatos acumular ao longo do tempo e os aumentos de dureza da água devido à evaporação. Porque estes peixes são muito sensíveis aos poluentes e instabilty pH, é importante que pelo menos 25- 30% da água do tanque deve ser substituídos semanalmente, especialmente se o tanque está densamente abastecido. Ao fazer as mudanças de água semanais sempre use um aspirador de cascalho para garantir toda a matéria orgânica em decomposição que se acumulou é removido. A maioria dos problemas que ocorrem com tanques de peixes tropicais geralmente vêm para baixo para uma causa, matéria orgânica em decomposição!

Como com a maioria de espécies predatório um filtro altamente efficiant é necessária por causa da quantidade de resíduos que thet produzir. Os filtros ou uma cabeça motorizada deve fornecer o movimento da água moderada para o Cinturão de ciclídeos Preto.

Mudanças de Água: Semanal - Estes são peixes confuso e precisa de mudanças freqüentes da água.
Setup Aquarium

Tal como acontece com a maioria das grandes ciclídeos, o Cinturão Cichlid Negro necessita de uma grande quantidade de espaço. Se manter apenas um ou dois destes peixes, um aquário de pelo menos 70 litros é recomendado. Se manter um pequeno grupo de Black Belt ciclídeos é recomendado um aquário de pelo menos 120 litros. Estes peixes podem ser mantidos em água doce ou água salobra com baixa salinidade inferior a 1,010 sg a moderada. O substrato deve ser uma mistura de areia / cascalho liso e decorado com raízes retorcidas, madeira bog, rochas e cavernas grandes o suficiente para o peixe a recuar para. Fornecendo superfícies lisa e plana para o substrato vai ajudar a facilitar a desova. Não há necessidade de adicionar plantas para o tanque a menos que eles estão planejados para serem utilizados para a alimentação!

The Black Belt Cichlid requer água muito limpa e é sensível a alterações de pH. Para ajudar na realização deste, usar sistemas de filtragem altamente eficientes que podem fornecer água movimento moderado. Filtração vasilha ou cárter estilo funciona melhor. A top seguro deve ser instalado com iluminação moderada.

Tamanho mínimo Tanque: 70 gal (265 L)
Tipo de substrato: Areia / Cascalho Mix
Necessidades de iluminação: Moderada - a iluminação normal
Temperatura: 78,0-84,0 ° F (25,6-28,9 ° C)
Faixa de ph: 6.0-7.0
Faixa Dureza: 8-17 dGH
Brackish: Às vezes - Água salobra deve ter baixa salinidade para moderar sob 1.010 sg.
Movimento Água: Moderado
Região de água: Médio
Comportamentos Sociais

Estes peixes são moderadamente agressivos e não são considerados um peixe comunidade. No entanto, uma correia Cichlid preto podem ser mais dóceis ou agressivo, dependendo do tamanho do tanque desde que lhes forneça. Se você fornecer um tanque muito grande, 120 litros ou mais, eles podem ser mantidos com maior peixe que tem um semelhante ou o mesmo temperamento. Em aquários com centenas de litros são muito menos agressivos. Se, no entanto, dois ou mais são mantidos em um aquário de 60 litros ou menos, é provável que eles vão tornar-se agressivo para com o outro.

Alguns especialistas sugeriram manter estes peixes em um tanque específico specieis e isolando-os de outras espécies. Eles podem ser mantidos sozinhos ou como um par acoplado, ou mantidas em um grupo de 6 se crescer em conjunto em um tanque muito grande. Faça muitos lugares para a fêmea se esconder quando a desova. Companheiros do tanque adequados para o Cinturão Negro são ciclídeos Texas Chichlids, verde Terror, condenados, Synspilums, pimelodídeos, grandes Characins, tilápia e Hemichromis.

Temperamento: Grande Semi-Agressivo
Compatível com:
Mesma espécie - membros da mesma espécie: Sim
Peixes pacíficos (): Ameaça
Semi-agressivo (): O monitor
Agressivo (): O monitor
Grande Semi-agressivo (): O monitor
Grande agressivo, predatório (): O monitor
Nadadores lento & Eaters (): Ameaça
Camarões, caranguejos, caracóis: Ameaça - é agressivo
Plantas: Threat
Sexo: diferenças sexuais

Os machos são maiores, com uma ligeira corcova cefálica e papila genital pontiagudo. Os machos são também mais intensamente colorido com detalhes em vermelho branco, preto, e brilhantes. A papila genital em mulheres é franco e sua coloração é um cinza escuro com salpicar preto. Os machos e as fêmeas têm uma nadadeira cauda vermelha.

Reprodução / Reprodução

The Black Belt Cichlid foi criado em cativeiro. Para reprodução ciclídeos maiores, este peixe é uma ótima escolha. O macho não thrash a fêmea como outros grandes ciclídeos fazer, desde que há um monte de espaço, um tanque de 150 litros ou mais. Fornecer pedras lisas planas como um substrato de desova. A dupla vai circundar o outro, e depois de se mudar o cascalho para fora do caminho, a fêmea vai colocar até 600 ovos. Os alevinos são livres de natação em 8 dias são são muito pequenas. Eles vão comer artemia e crescer rapidamente. Para obter mais informações sobre a criação de ciclídeos, veja: criação de peixes de água doce: ciclídeos .

Facilidade de Reprodução: Fácil
Doenças dos Peixes

Eles são sujeitas a infecções, bem como outras doenças que ail todos os peixes de água doce. Um problema comum é Ich. Pode ser tratado com a elevação da temperatura do reservatório para 86 ° F (30 ° C) durante alguns dias, uma vez que podem tolerar temperaturas mais elevadas. Eles são propensos às mesmas doenças que discus. Cabeça e Erosão da linha lateral (HLLE) , que utilizam a ser chamada de doença "hole-in-the-head" é comum com as condições da água pobres. HLLE apresenta-se com o que parecem ser cavidades ou poços na cabeça e no rosto. Acredita-se que isto pode ser uma deficiência nutricional de um ou mais dos seguintes: a vitamina C, vitamina D, cálcio ou fósforo. Pensa-se ser causada por um mau / insuficientemente dieta variada, falta de trocas de água, ou através de filtração com meios químicos tais como carvão activado.

Tal como acontece com a maioria dos peixes ciclídeos do Cinturão Negro são propensas a vermes da pele e outras infestações parasitárias (protozoários, vermes, etc.), infecções fúngicas, e infecções bacterianas. Recomenda-se ler sobre as doenças comuns de tanques. Conhecer os sinais e captura e tratá-los precoce faz uma diferença enorme. Para obter informações sobre doenças de peixes de água doce e doenças, veja: Doenças dos peixes do aquário e Tratamentos .

Disponibilidade

The Black Belt Cichlid geralmente está disponível on-line e, por vezes, em lojas de peixes. Eles estão com preços moderados para juvenis.

Referências

Referências Animal-Mundo: Peixe de água doce e Plantas
Dr. Rüdiger Riehl e Hans A. Baensch, Aquarium Atlas Vol. 2 , Editora Hans A. Baensch, 1993
George Zurlo, David Schleser, ciclídeos (Manual do Proprietário Pet Completa) , Edu Series de Barron, 2005
Richard F. Stratton, A Guide to Possuir Central americano ciclídeos , TFH Publications, Inc., 2001
Neale Monks, salobra Peixes de água: Guia de um aquarista de Identificação, Care & Pecuária , TFH Publications, 2006
Glen S. Axelrod, Brian M. Scott, Neal Pronek, Encyclopedia Of exóticas Peixes tropicais para aquários de água doce , TFH Publications, 2005
Richard F. Stratton, A Guide to Possuir ciclídeos , TFH Publications, Inc., 2002
Paraneetroplus maculicauda (Regan, 1905) ciclídeo Blackbelt , Fishbase.org
Autor: Carrie McBirney, Clarice Brough CFS

http://animal-world.com/encyclo/fresh/cichlid/BlackBeltCichlid.php

A alguns erro devido a tradução dos teste, mais e possível a leitura.


quinta-feira, 2 de abril de 2015

Reprodução de Flower Horn

Bom dia, este e um testo do nosso membro André Gomes, no grupo do whatsapp. Muito bom em minha opinião, o Flower Horn e um hibrido magnifico e para muitos sua reprodução e um mistério e o testo e bem esclarecedor. 


Galera, queria falar um pouco sobre reprodução de Flower Horn ! Algumas pessoas me procuram pra saber o procedimento e também tenho visto algumas pessoas com dúvidas e muitos problemas de briga de casal! 
Vamos lá, em primeiro lugar um dos maiores problemas, é a falta de paciência.... Hehehe! Isso mesmo, a pessoa compra o casal juvenil, normalmente a fêmea amadurece primeiro, desova, e o macho não fecunda, daí a pessoa sai falando q o macho não é fértil! Calma, um macho de FH atinge normalmente sua fertilidade após os 8 meses de vida, há casos q com 6 meses eles já fecundam e há casos q só após os 12 meses! Então é paciência mesmo! Igualmente a fêmea, há casos raros em q uma fêmea com menos de 6 meses já tem sua 1ª desova, mas também já vi fêmeas desovarem com 12 meses!
Outro problema q tenho visto com frequência, a fêmea batendo no macho ou vice-versa! Não basta ter um macho e uma fêmea para reprodução, tem q haver a aceitação do casal, principalmente da fêmea para com o macho, e há casos do macho recusar a fêmea! Se vc quer realizar reprodução, vc tem q ter alguns machos e algumas fêmeas e fazer testes com eles até formar o casal! Há casos de machos aceitarem mais de uma fêmea! Eu tenho uma fêmea que ela só formou casal após eu colocá-la com um terceiro macho, e ainda sim eles ficam em um aquário com divisória e ela só o aceita quando está no período de desova, nesse momento eu libero o macho e ele fica alguns dias com ela até ela desovar, após 24h da desova, tenho q separá-los, Pq senão, a guerra começa no Aqua!
Há casais e casais, gosto de brincar dizendo q FH é bipolar, Tem hora q está de boa e daqui a pouco estão se matando! Mas tenho duas experiências aqui com isso, como falei acima, tenho este casal q vive separado por uma divisória, e só junto eles , quando a fêmea está em período de desova. Tmb tenho a experiência de ter um casal q não se desgruda, com desova, sem desova, eles estão sempre juntos e se aceitam numa boa, só os separo quando os filhotes nascem, para não ter o risco de perdê-los, depois junto eles novamente!
Como saber se minha fêmea vai desovar? Sempre tive essa dúvida, e ficava ansioso quando uma fêmea minha começava a listrar, logo já soltava o macho, a guerra começava e nada de desova! Com o tempo fui percebendo q o ideal é esperar o ovopositor da fêmea começar a aparecer, antes disso ela começa a listrar, e começa a caçar e limpar um ninho, um bom sinal de aceitação é quando o macho tmb começa a limpar o local de desova, mas eu só solto o macho quando o ovopositor da fêmea está exposto, esse período até a desova pode durar de 3 a 5 dias!
Parâmetros de reprodução! Fundamental na reprodução e tmb no dia dia do aquário, a qualidade da água ajuda e muito na reprodução! Tenho tido sucesso nas minhas reproduções com os parâmetros de Ph entre 7.2-7.5, temperatura entre 28º-31º e amônia zerada, mas o grande segredo q percebi e apliquei copiando a galera dos discos são as tpas antes das desovas, quando percebo q a fêmea está começando a listrar, começo a Tpa de 2 em 2 dias, percebi q isso acelera o processo! A partir do momento q a fêmea desova observo se o macho fecundou, normalmente ele passa por cima dos ovos, já ouvi relatos q até 3 horas após a desova o macho consegue fecundar, após isso acredito q não seja mais possível, e já vi macho fecundar mesmo com divisória! Logo após, eu aplico o azul de metileno para evitar fungos, eu uso uma gota para cada 10lt! Nesse momento eu aguardo 24h pra tirar o macho, nesse período já consigo ver se os ovos estão fecundados ou não, se eles estiverem brancos, eles não foram fecundados, se eles estiverem escuros, eles foram fecundados! Da desova até o nascimento pode se passar de 3 a 5 dias! Nesse período o ideal é estar observando se a fêmea está comento os ovos, se estiver, pode retirar a fêmea, se ela não estiver comendo, eu particularmente deixo ela com os filhotes de 7 a 15 dias, pois ela ajuda muito na limpeza e no cuidado dos filhotes!
Bem, essa é minha experiência com reprodução, nada disso é regra, simplesmente tem dado certo para mim desse jeito, espero que tenha servido de ajuda, depois passo minhas experiências sobre a criação dos filhotes!

Radiação Ultravioleta

Olá AquaCiclideos,

Radiação Ultravioleta
A radiação ultravioleta é subdividida em UV-A, UV-B e UV-C.
Por Bruno Parisi. Geógrafo especialista em lagos ornamentais do departamento comercial da Cubos Lagos. bruno.parisi@cubos.com.br

UV-A é a luz ultravioleta próxima à luz visível, estimula a fluorescência de diferentes substâncias e é utilizada para vários fins, como pro exemplo para identificação de dinheiro falso.

Para os animais de cativeiro é muito importante, pois, ao contrário dos seres humanos, muitos répteis, aves e insetos podem ver a luz UV-A. Por isso é importante para a identificação correta das cores e para a comunicação que nela se baseia. Além de ser muito importante para o aumento do apetite e o sistema imunitário.

A luz UV-B tem mais energia que a UV-A e tem uma função muito importante para saúde dos seres humanos e dos animais. Sob a influência da luz UV-B, a vitamina D regula a absorção de cálcio dos alimentos e a integração durante o crescimento do esqueleto e é sintetizada na hipoderme a partir de uma provitamina que está contida nos alimentos



A falta dessa vitamina provoca o enfraquecimento dos ossos, e as deformações que podem ser causadas são irreparáveis, mesmo que mais tarde a quantidade recebida de vitamina D seja suficiente.

A luz UV-C está além da camada de ozônio da atmosfera que filtra toda a radiação que vem do espaço. Por isso, os seres vivos nunca estiveram em contato com a luz UV-C e consequentemente, não desenvolveram nenhuma proteção contra ela.

Baseando-se nesse fato, a luz UV-C é utilizada para eliminar organismos indesejáveis sem aplicação de produtos químicos. Esta radiação é bastante agressiva no combate aos parasitas dos peixes e a algas em suspensão. Esses parasitas e algas são transportados para dentro do filtro UV-C através da bomba de circulação e entram em contato com a luz, dessa forma são eliminados rapidamente através de um processo físico.

Eu pessoalmente utilizo o filtro UV-C   uma vez na semana mantendo ligado por umas 6 horas, só para uma manutenção básica da água. o uso em excesso eu não recomendo pós pode esterilizar demais a água do seu aquário matando a própria biologia benéfica.  fica a dica.

Modelos de Filtros UV- C