sexta-feira, 17 de abril de 2015

Falando de peixe... Ctenopoma acutirostre (Gourami Leopardo)




Apesar de não pertencer a famílias dos Ciclideos, é sim da família dos Anabantidaes, e um exemplar magnifico que por sus diferença e beleza resolvi colocar com meus ciclideos de médio porte, notei demora no crescimento e não tive sorte nos primeiros exemplares mais estou com um promissor que em breve será inserido no meu aquário principal.



Nome Popular: Gourami Leopardo
Nome Científico: Ctenopoma acutirostre
Outros Nomes: Leopard Bushfish, Spotted Ctenopoma, Spotted Bushfish e Spotted Climbing Perch
Família: Anabantidae
Origem: Bacia do Rio Congo

Características:

Peixe robusto, de coloração amarronzada ou acinzentada e manchas escuras por todo a extensão do corpo. Próximo à cauda, possuí um uma mancha mais escura (ocelo).
Seu corpo e coloração têm um aspecto que lembram uma folha morta, com movimentos que parecem estar a deriva na água. Como outros Peixes-Folha (Gêneros Monocirrhus e Polycentrus), com os quais não possuem parentesco, usam essa camuflagem para caçar suas presas.
Seus olhos possuem órbitas grandes e com grande capacidade de movimento, o que lhe permite acompanhar os movimentos da presa e, ao mesmo tempo, manter-se quase imóvel.



Comportamento / Sociabilidade:

Espécie pacífica, mas predatória (devorarão, em um bote, qualquer peixe que caiba em sua boca). Apresenta comportamento territorial apenas com a própria espécie. Gosta de uma iluminação fraca e difusa (sentem-se mais confortáveis em aquários que possuam vegetação flutuante ou folhas mortas boiando, que criam áreas sombreadas no tanque).
Posição no Aquário: Todo o Aquário
pH: 6.0 a 8.0
Temperatura: 23 a 29 ºC
Tamanho Adulto: 15 cm



Alimentação:

Carnívoro. Sua dieta é primariamente composta por pequenos peixes e invertebrados (larvas de inseto, minhocas, camarões, caramujos etc.). Aceita bem alimentos congelados, Gammarus e, eventualmente, ração para carnívoros (flutuante ou de fundo). Como dito acima, pode predar peixes pequenos o suficiente para caberem em sua boca (alevinos em geral e os menores poecilídeos).

Reprodução:

Pouco documentada. O casal realiza um abraço nupcial similar ao de outros anabantídeos, como os Betta, por exemplo. A desova é feita no substrato ou na vegetação (raízes de plantas flutuantes são muito utilizadas) e os alevinos não recebem atenção de ambos os pais.

Dimorfismo Sexual:

Difícil de distinguir até a idade adulta. Os machos possuem escamas alteradas (na forma de espinhos) sobre o opérculo, na borda próximo a saída de água das guelras.

Outras Informações:

Apesar do tamanho máximo nos aquários ser de 15cm, há relatos de exemplares com até 20cm no seu habitat de origem.
Como outros membros da família dos anabantídeos, possuí um órgão especializado chamado labirinto, que lhe permite respirar ar atmosférico. Isso garante a essa espécie uma grande vantagem evolutiva, pois pode viver em águas pobres em oxigênio (hipóxicas).




Fontes de Referências:

http://www.aquaflux.com.br/conteudo/peixes-doce/ctenopoma-acutirostre.php
http://www.fishbase.org/summary/10029
http://www.seriouslyfish.com/species/ctenopoma-acutirostre/
http://www.monsterfishkeepers.com/forums/showthread.php?521353-Leopard-Ctenopoma

Observações pessoais

Nenhum comentário :

Postar um comentário