terça-feira, 31 de março de 2015

Amphiacanthoides Uaru - Uaru




Introdução
O gênero Uaru na família ciclídeo contém apenas duas espécies conhecidas: amphiacanthoides Uaru e Uaru fernandezyepezi. O nome Uaru é a palavra para sapo em uma das línguas faladas no fernandezyepezi Amazon. Uaru é principalmente conhecido como o Panda Uaru, enquanto amphiacanthoides Uaru tem vários nomes comuns diferentes, incluindo ciclídeo Chocolate, Triângulo ciclídeos, e Waroo.
Neste artigo, vamos nos concentrar em amphiacanthoides Uaru vez que esta espécie é mais comumente mantido do que Uaru fernandezyepezi. Se você ver um peixe marcado Uaru só, é mais provável que um ciclídeo Chocolate e não o Panda Uaru.
Nenhuma das espécies é um peixe comum entre os aquaristas e até mesmo amphiacanthoides Uaru pode ser difícil de encontrar em lojas de peixes. Você provavelmente vai ter de lhe pedir loja de peixes local para encomendá-lo especialmente para você ou tentar localizar um criador de si mesmo. Às vezes, é disponível para venda online. Se você visitar o Brasil, você pode esperar para encontrá-lo nos mercados de alimentos, uma vez que é um peixe de alimento popular em sua região natal.
Antes de adquirir um Uaru é aconselhável para examiná-lo para defeitos na coluna vertebral.
Amphiacanthoides Uaru e fernandezyepezi Uaru não estão listados na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Taxonomia
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Cichlidae
Subfamília: Cichlasomatinae
Tribo: Heroini
Género: Uaru
Espécie: amphiacanthoides Uaru


Distribuição geográfica, habitat e hábitos
Uaru amphiacanthoides vidas no Alto Rio Orinoco e no meio e bacia do Rio Negro menor na bacia amazônica. Habita ambos Blackwaters e whitewaters e é muito abundante no âmbito da sua área de distribuição natural.
É um peixe onívoro que se alimenta de crustáceos, vermes, insetos, frutas, matéria vegetal e detritos na natureza.


Tamanho e aparência
Os maiores cientificamente medidos amphiacanthoides Uaru foi de 25,0 cm de comprimento. Há relatos de amostras consideravelmente maiores, com até 30 cm (12 pol), mas Uarus maior do que 25 cm (10 pol) não são comumente vistos.
O corpo do ciclídeo Uaru é profunda e em forma de disco oval. O peixe adulto não é muito espetacular colorido fora do período de reprodução; ele tem uma cor cinzento prateado e está decorado com uma grande castanho escuro a verde-oliva forma de gota ao longo do meio do corpo. A lágrima está descansando para o lado e está apontando para a cauda. Na base da cauda você pode ver uma mancha.
Durante o período de reprodução dos lados inteiros da ciclídeo tornar-se negro, deixando apenas uma dica de marrom em torno das bordas. Você também pode ver como os olhos mudam de simples e comum para os olhos que olham como se eles tinham uma chama vermelha acobreada queimando dentro deles.
Os espécimes jovens olhar um pouco semelhante ao peixe Leaf. Eles exibem uma cor amarela pontilhada com branco. Há uma sombra escura perto da barriga, que acabará por tornar-se a forma de lágrima mencionado acima. Como eles atinjam um tamanho de cerca de duas polegadas (5 cm), os jovens começam a perder os pontos brancos e tornar-se mais como seus pais.


Cuidados Uaru
O ciclídeo Uaru não é um peixe agressivo, mas certamente pode defender o seu chão contra intimidações e violência defender seus filhotes, se necessário. É uma espécie de escolaridade em estado selvagem e ficando apenas um Uaru ciclídeo portanto, não é uma boa idéia. A compra de um par ou melhor ainda um grupo permitirá que este peixe sociais para desenvolver a sua verdadeira natureza escolaridade e fácil indo. Um único par compatível pode ser mantido em um aquário de 55 galões (200 L) e pequeno grupo, normalmente, fazer bem em um aquário de 100 litros (375 L), desde que, é claro que você sabe como manter a qualidade da água para cima. Se o seu aquário é muito grande, você pode abrigar o grupo em conjunto com outras espécies, tais como Jack Dempsey, Heros, Geos, e ciclídeos condenado.
Assim como muitos outros bastante grandes ciclídeos, o Uaru é uma criatura inteligente e curiosa e pode aprender a reconhecer e responder ao seu goleiro. Ele passa a maior parte de seu tempo em meio a níveis fundo do aquário.
Tente para se assemelhar ao ambiente amazônico onde esses peixes vivem quando você configurar o aquário. A água deve ser idealmente suave (5 - 12 ° dH) e ácido (até pH 5,5), embora o Uaru é conhecido para ajustar a água dura e um valor de pH de 7,4. Ele pode viver em temperaturas abaixo de 75 ° F (24 ° C), mas 81-84 ° F (27-29 ° C) é optimizada. É muito importante para manter a quantidade de resíduos orgânicos baixo no aquário. Este ciclídeo produz um monte de lixo assim que as mudanças grandes e freqüentes de água é uma obrigação. Filtração Poderosa (mecânico e biológico) vai ser uma grande ajuda.
Como mencionado acima, é aconselhável para imitar o ambiente natural do ciclídeo Uaru quando você configurar o aquário. Incluir um monte de esconderijos, por exemplo, utilizando plantas e pedras. O ideal é incluir troncos na configurar uma vez que eles gostam de mastigar isso. Escolheu um substrato sem qualquer borda afiada e usá-lo livremente desde a Uaru gosta de vasculhar o substrato em busca de comida. Iluminação moderada ou moderada é recomendado; você pode, por exemplo, o uso de plantas flutuantes para fazer a luz mais suave. O Uaru adora ter áreas no aquário densamente plantado, mas também adora comer plantas por isso escolhemos espécies realmente resistentes e de crescimento rápido. Alguns aquaristas relatam que incluindo um monte de verduras na dieta fará com que o peixe menos interessado em destruir as plantas de aquário. As plantas de plástico ou uma combinação de plástico e de plantas vivas também é uma alternativa.
Uma vez que o casal Uaru reivindica um território durante a reprodução, é uma boa idéia usar a decoração do aquário para formar divisões naturais do tanque. Os casais são muitas vezes mudou-se para o seu próprio tanque separado para fins de reprodução.
Quando Uaru juvenil atingir um comprimento de cerca de duas polegadas (5 cm), eles mudam sua aparência e se tornar mais parecido com seus pais. Durante esta fase, é perfeitamente normal que eles se tornam mais tímidos do que antes e passar mais tempo se escondendo por isso, não se assuste se isso acontecer.
Alimentando Uaru
O Uaru é um ciclídeo onívoro usado para uma dieta variada do seu meio natural onde ele come qualquer coisa, de crustáceos, vermes e insetos às plantas, frutas e matéria orgânica em decomposição. No aquário ele vai aceitar facilmente todos os tipos de comida e devem ser mantidos em uma dieta diversificada para garantir a saúde ideal. Você pode, por exemplo, combinar os alimentos preparados (flocos, pelotas, wafers de algas etcetera) com alface escaldados, abobrinha, espinafre e outras verduras. Também dar o seu peixe alimentos de carne, por exemplo, camarão salmoura, vermes negros, larvas de mosquito e similares. Este peixe normalmente aceitar alimentos vivos, frescos, congelados e secos, sem muita persuasão. O ideal é incluir troncos na configurar uma vez que gostaria de arrebentar a isso.
Infelizmente, o Uaru gosta de comer as plantas de aquário e é conhecido por comê-los até as raízes. Alguns aquaristas relatam que a alimentação de seu Uaru um monte de folhas verdes irá torná-lo menos interessado em destruir as plantas de aquário.
É melhor para alimentar seus tempos Uaru 2-3 por dia, em vez de apenas uma grande porção.
Para obter informações sobre a alimentação Uaru fry, consulte a seção de criação deste artigo.
Breeding Uaru
É muito difícil de sexo ciclídeos Uaru com base em características externas. Pelo tamanho completo crescido os machos têm papilas genitais um pouco mais pontudo do que a fêmea e eles também são conhecidos a crescer um pouco maior. Se você deseja reproduzir esta espécie, o método mais fácil é, normalmente, para levantar um grupo de 6-8 peixes jovens juntos e deixá-los fazer a sua própria associação.
Durante o período de reprodução do ciclídeo Uaru muda sua aparência cotidiana bastante branda e tornar-se preto com olhos vermelhos acobreados.
A fêmea deposita seus ovos em uma superfície plana, como uma pedra plana, um pedaço de ardósia ou um vaso de flores. Um lote contém normalmente 100-400 ovos (embora relatos de lotes muito maiores que existem) e os filhotes são protegidos por ambos os pais. As escotilhas fritar dentro de 2-4 dias e depois são movidos por seus pais para um pit desova cavado no cascalho. Eles ficam no poço até que se tornem livres de natação 3-4 dias mais tarde.
Você não tem que alimentar muito jovem Uaru fry porque os pais vão excretar lodo dos lados do corpo para a prole para comer. Em certo sentido, ciclídeos Uaru são quase como os mamíferos. Quando os filhotes são cerca de duas semanas de idade, você pode começar a dar-lhes alimento em flocos em pó fino e recém-eclodidos camarão de água salgada.
Quando dada uma dieta adequada e mantidos em condições adequadas, Uaru fry crescer notavelmente rápida. Os alevinos são escuros antes de desenvolver uma cor amarelo / dourado com manchas brancas. Quando atingem um comprimento de cerca de duas polegadas (5 cm), eles perdem essa aparência manchada.
Do coração não solta se o seu par Uaru comer ovos e / ou frite durante a primeira desova inicial. É comum entre os jovens pais e eles provavelmente vai acertar se você permitir-lhes continuar a reprodução. Deixando as luzes acesas durante a noite pode diminuir o risco de eles acidentalmente comer seus próprios filhos.
Se eles continuarem a falhar, você pode remover os ovos fertilizados para um recipiente separado, mas uma vez que não haverá pais para fã água doce sobre elas, você deve manter a água bem oxigenada e adicionar algum tipo de remédio anti-fúngico, por exemplo azul de metileno. É possível que Uaru fry para sobreviver sem obter qualquer lodo de seus pais.
Uma variação muito bonita e o uaru fernandezyepezi.. raro e difícil de achar..



Um comentário :

  1. Bom dia.
    Acho que o meu formou casal, os dois andam juntos e vivem batendo nos nos peixes, chegaram a matar alguns peixes. Hoje tirei do aquário e os coloquei numa cx dagua para uma possível reprodução.
    Estou pesquisando como formar o ambiente deles. Coloquei umas plantas como alface dagua e garapes, pedras grandes e lisas e uma cuia de modo a caber ambos.
    Espero ter sorte. Pois a caixa tem agua com boa oxigenação.
    Att.
    Cvidal

    ResponderExcluir