quarta-feira, 1 de abril de 2015

Temporalis





Nome Popular: Ciclídeo esmeralda
Nome Científico: Hypselecara temporalis
Família: Cichlidae
Origem: Brasil
Distribuição: Brasil, partes do Peru, Colômbia e Venezuela.
Habitat: rios de curso lento
Sociabilidade: Casal, harém
Comportamento: Pacífico, Territorialista - Recomendado com peixes do mesmo porte
pH: 5,5 - 7,2 - níveis alcalinos podem interferir na sua coloração
Dureza: 0 - 12 ºH
Temperatura: 25 a 30°C





Dieta: Onívoro- Aceita rações, mais recomenda-se alimentos vivos de preferência insetos & vermes, é bem animado na hora da alimentação, chegando a tirar parte do corpo da água para comer na mão do dono, em alguns casos capturam insetos na tampa do aquário caso alcancem, não é recomendado em aquários com plantas. Quando jovens tem o costume de comer algas.



Tamanho do Peixe: 20cm, em casos os machos ultrapassam os 20 cm chegando até a 30 cm.
Reprodução: Ovíparo. Após a formação do casal, os ovos serão colocados em algum local escondido (toca) para sua proteção. O casal irá tomar conta da prole.





O ciclídeo Esmeralda, também conhecido como ciclídeo chocolate, é originário do Brasil. É um peixe de rara beleza recomendado para aquários com outros ciclídeos sul-americanos não agressivos. Mantenha a água do aquário sempre bem filtrada, pois este peixe é sensível a qualidade da água. O ciclídeo esmeralda precisa de bastante espaço livre para nadar, é recomendado substrato arenoso e lugares onde pode se esconder, por isso é necessários algumas tocas. Desde que fornecida uma toca, é um peixe muito calmo. Até ele conseguir encontrar sua "casa própria" ele mantém uma coloração bem escura, quase negra. Depois, suas cores começam a se definir. Passa por mudanças de cores lindas durante o dia. Tem o costume de atacar ciclídeos menores e briga com os de igual tamanho. O detalhe engraçado é que este peixe raramente se atraca com o outro, ele costuma ficar só naquela demonstração de força típica de ciclídeos (abrir a boca e ficar fingindo botes), mas deixa os demais peixes (com exceção dos que consegue comer) em paz.





Compatibilidade: Este peixe se dá bem com quase todos os ciclídeos americanos. 
Aquário: Grande (acima de 400 litros), bem cheio de tocas, fundo de areia e pelo menos 1 ciclídeo de tamanho compatível para o macho exercitar a agressividade e exibir a coloração de disputa.





Experiências de criadores: Tive duas experiências com esta espécie de ciclídeo, o temporalis (aqui em SP se chamam assim). Na primeira, coloquei-o num aqua de 300 L com ciclídeos adultos e agressivos. Resultado: foi quase morto. Reformulei o aqua e o coloquei com outros peixes, mas ele não se adaptou e morreu. Tive uma segunda chance, coloquei-o com peixes do mesmo tamanho no aqua de 300 L. Ele logo se adaptou, escolheu uma toca pra morar e defender, e passou a exibir cores fantásticas. Nunca o vi tentando arrumar briga com outros peixes, ele apenas defendia sua toca quando era imcomodado. Resumindo, eu aconselho essa espécie para aquas de peixes grandes (para que ele não os devore) ou um aqua de ciclídeos, pois sabe se defender bem. Meu único problema com essa espécie foi a timidez nos primeiros dias no novo aqua, mas é um ótimo peixe!
Ao passar por uma loja aqui de SP capital observei no aquário 3 Temporalis. Um, o dominante, estava ótimo, agora os outros dois estavam péssimos. Como o preço estava baixo (aproximadamente 15 reais) levei justamente o mais fraquinho dos 3 peixinhos. Nas primeira semana ele estava muito mal e sinceramente achei que ia morrer. Mas aos poucos foi se recuperando no meu aquário hospital. Ficou nele por quase duas semanas. Hoje faz uma semana que ele está no meu aquário principal, está totalmente recuperado. Tem aproximadamente 8 cm, é muito cara de pau, vem buscar a comida quase na minha mão! Está com uma barriga estufada de tanto comer e está muito bonito, incomparável com o peixe de antes. Até o momento não encarou nenhum outro peixe, me parece ser um dos ciclídeos jumbos mais mansos, espero que continue assim. Sua cor está meio roxa, às vezes mais claro ou às vezes mais escuro. Pelo que eu li pela net é um peixe de grandes proporções, portanto merece um aquário de no mínimo uns 200 litros! Se é macho eu não sei porque ainda é muito pequeno, mas é um peixe maravilhoso tanto na sua beleza quanto no seu comportamento.





Fonte: seriouslyfish.com - aquahobby.com - http://www.vidadeaquarista.com/



Nenhum comentário :

Postar um comentário