quinta-feira, 2 de abril de 2015

Reprodução de Flower Horn

Bom dia, este e um testo do nosso membro André Gomes, no grupo do whatsapp. Muito bom em minha opinião, o Flower Horn e um hibrido magnifico e para muitos sua reprodução e um mistério e o testo e bem esclarecedor. 


Galera, queria falar um pouco sobre reprodução de Flower Horn ! Algumas pessoas me procuram pra saber o procedimento e também tenho visto algumas pessoas com dúvidas e muitos problemas de briga de casal! 
Vamos lá, em primeiro lugar um dos maiores problemas, é a falta de paciência.... Hehehe! Isso mesmo, a pessoa compra o casal juvenil, normalmente a fêmea amadurece primeiro, desova, e o macho não fecunda, daí a pessoa sai falando q o macho não é fértil! Calma, um macho de FH atinge normalmente sua fertilidade após os 8 meses de vida, há casos q com 6 meses eles já fecundam e há casos q só após os 12 meses! Então é paciência mesmo! Igualmente a fêmea, há casos raros em q uma fêmea com menos de 6 meses já tem sua 1ª desova, mas também já vi fêmeas desovarem com 12 meses!
Outro problema q tenho visto com frequência, a fêmea batendo no macho ou vice-versa! Não basta ter um macho e uma fêmea para reprodução, tem q haver a aceitação do casal, principalmente da fêmea para com o macho, e há casos do macho recusar a fêmea! Se vc quer realizar reprodução, vc tem q ter alguns machos e algumas fêmeas e fazer testes com eles até formar o casal! Há casos de machos aceitarem mais de uma fêmea! Eu tenho uma fêmea que ela só formou casal após eu colocá-la com um terceiro macho, e ainda sim eles ficam em um aquário com divisória e ela só o aceita quando está no período de desova, nesse momento eu libero o macho e ele fica alguns dias com ela até ela desovar, após 24h da desova, tenho q separá-los, Pq senão, a guerra começa no Aqua!
Há casais e casais, gosto de brincar dizendo q FH é bipolar, Tem hora q está de boa e daqui a pouco estão se matando! Mas tenho duas experiências aqui com isso, como falei acima, tenho este casal q vive separado por uma divisória, e só junto eles , quando a fêmea está em período de desova. Tmb tenho a experiência de ter um casal q não se desgruda, com desova, sem desova, eles estão sempre juntos e se aceitam numa boa, só os separo quando os filhotes nascem, para não ter o risco de perdê-los, depois junto eles novamente!
Como saber se minha fêmea vai desovar? Sempre tive essa dúvida, e ficava ansioso quando uma fêmea minha começava a listrar, logo já soltava o macho, a guerra começava e nada de desova! Com o tempo fui percebendo q o ideal é esperar o ovopositor da fêmea começar a aparecer, antes disso ela começa a listrar, e começa a caçar e limpar um ninho, um bom sinal de aceitação é quando o macho tmb começa a limpar o local de desova, mas eu só solto o macho quando o ovopositor da fêmea está exposto, esse período até a desova pode durar de 3 a 5 dias!
Parâmetros de reprodução! Fundamental na reprodução e tmb no dia dia do aquário, a qualidade da água ajuda e muito na reprodução! Tenho tido sucesso nas minhas reproduções com os parâmetros de Ph entre 7.2-7.5, temperatura entre 28º-31º e amônia zerada, mas o grande segredo q percebi e apliquei copiando a galera dos discos são as tpas antes das desovas, quando percebo q a fêmea está começando a listrar, começo a Tpa de 2 em 2 dias, percebi q isso acelera o processo! A partir do momento q a fêmea desova observo se o macho fecundou, normalmente ele passa por cima dos ovos, já ouvi relatos q até 3 horas após a desova o macho consegue fecundar, após isso acredito q não seja mais possível, e já vi macho fecundar mesmo com divisória! Logo após, eu aplico o azul de metileno para evitar fungos, eu uso uma gota para cada 10lt! Nesse momento eu aguardo 24h pra tirar o macho, nesse período já consigo ver se os ovos estão fecundados ou não, se eles estiverem brancos, eles não foram fecundados, se eles estiverem escuros, eles foram fecundados! Da desova até o nascimento pode se passar de 3 a 5 dias! Nesse período o ideal é estar observando se a fêmea está comento os ovos, se estiver, pode retirar a fêmea, se ela não estiver comendo, eu particularmente deixo ela com os filhotes de 7 a 15 dias, pois ela ajuda muito na limpeza e no cuidado dos filhotes!
Bem, essa é minha experiência com reprodução, nada disso é regra, simplesmente tem dado certo para mim desse jeito, espero que tenha servido de ajuda, depois passo minhas experiências sobre a criação dos filhotes!

22 comentários :

  1. O que ele quer dizer com " quando ela ta listrando "?

    ResponderExcluir
  2. o peixe fica com umas faixas escuras pelo corpo...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo tutorial texto amigos William e André.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amigos to com um problema aqui tenho um casal de flower horn já tem um mês no aquário só que até agora não desolvou o q devo fazer

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amigos to com um problema aqui tenho um casal de flower horn já tem um mês no aquário só que até agora não desolvou o q devo fazer

    ResponderExcluir
  6. dizem q não sao todos os machos de flower q sao ferteis e verdade?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo tutorial. Simples e bem explicativo.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo tutorial. Simples e bem explicativo.

    ResponderExcluir
  9. Amigo bom dia!
    Meus casal desovou, os filhotes nasceram, mas estão morrendo, o que fazer para que eles vinguem e sobrevivam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Náuplios de artêmia recém eclodida... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710138451-cisto-de-artemia-salina-100g-frete-gratis-para-todo-brasil-_JM

      Excluir
  10. Queria formar um casal em meu Aquário, tenho uma possível fêmea, mas pelo jeito os riscos são muito grandes

    ResponderExcluir
  11. De quanto em quanto tempo a fêmea desova?

    ResponderExcluir
  12. Oi !
    Comprei um casal de FH com 6 a 7 meses e logo notei a agitação no Aquário, primeiro eles mataram todos os peixes que ali viviam (eu já esperava isso mas não com tanta rapidez) depois eles começaram a bagunçar o aquário inteiro, e na verdade eles estavam procurando um ninho e em seguida eu comprei um pratinho de barro para eles, em dois dias puseram ovos. Eu estava bem despretensioso pois não imaginei que sem cuidado com PH nem Amônia nem NADA, aconteceria a eclosão, e foi o que aconteceu, em um dia havia ovos brancos e escuros, em outro dia, não havia mais nada... uma semana depois, eu olho no fundo do aquário, em meio as pedras... um monte de pontos se mexendo, logo pensei que fossem "formigas" pelo lado de fora, no entanto, para a minha surpresa, eram centenas de alevinos nadando entre as pedras e nas tocas cavadas pelos pais, detalhe, os dois, Macho e Fêmea ainda estão no Aquário, estão cuidando dos filhotes não sei até quando, por isso gostaria de saber se devo separa
    á-los ?!

    ResponderExcluir
  13. A minha fêmea começou a desovar agora;) ..tiro o macho após 24 hrs não é isso? Posso transferir os filhotes depois de quantos dias para outro aqua? Valeu 😁

    ResponderExcluir
  14. Muito bom bem explicado parabéns ajudou bastante

    ResponderExcluir
  15. Em primeiro parabéns muito bom essas informações e gostaria de compartilhar a minha experiência com casal de Flower tenho uma fêmea de um ano é meio e depois de várias tentativas de inserir ela no aquário principal de jumbos desistir pós muito brava decidi comprar um macho de cinco meses e coloquei junto com ela e para minha surpresa ela aceitou ele q mais parecia um filhote perto dela e ela com 5 dias já desovol mas ele não fecundou aí depois de uma semana ela desovol de novo e foram fecundados uns 50 ovos pois o macho está com exatamente 6 meses e agora os filhotes estão com 3 dias de vida e separei o macho antes do nascimento dos filhotes

    ResponderExcluir
  16. boa tarde, como inicio a criação de FH ? dizem que p começar posso cruzar papagaio com Citronelus

    ResponderExcluir
  17. Quais peixes pode formar casal com flowrhorn??

    ResponderExcluir
  18. Minha fêmea de flower desovou faz 2 dias e o macho fecundou,eu posso continuar deixando eles juntos dos ovos até dos filhotes ou já tenho q separa Los? Afim de não comerem os filhotes?

    ResponderExcluir
  19. Alguém sabe onde eu posso comprar está espécie por favor se alguém souber me chame

    ResponderExcluir